A PARTICIPAÇÃO DOS ALUNOS NO ESPAÇO ESCOLAR: UMA ABORDAGEM DE APRENDIZAGEM COLABORATIVA

Autores/as

  • Henrique da Silva Felix Christian Business School
  • Diogenes José Gusmão Coutinho Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i11.12545

Palabras clave:

Aprendizagem Colaborativa. Espaço Escolar. Educação.

Resumen

O presente artigo teve por objetivo uma breve discussão acerca da aprendizagem colaborativa como didática pedagógica bem como sua importância para a participação ativa dos alunos no ambiente escolar.  Essa didática visa envolver os alunos ativamente no processo educacional, promovendo a troca de ideias, o trabalho em equipe e a construção de conhecimento de forma conjunta. Para atingir tal objetivo, utilizamos da pesquisa bibliográfica, usando os novedosos aportes teóricos de Piaget  e Vygotsky, mais especificamente, suas contribuições para  o desenvolvimento de metodologias de aprendizagem colaborativa. Como resultado, examinamos os benefícios e estratégias práticas dessa abordagem, buscando compreender como a participação dos alunos pode ser otimizada para criar um ambiente escolar mais envolvente e educacional.

Biografía del autor/a

Henrique da Silva Felix, Christian Business School

Doutorando- Christian Business School.

Diogenes José Gusmão Coutinho, Universidade Federal de Pernambuco

Doutor- Universidade Federal de Pernambuco.

Publicado

2023-12-21

Cómo citar

Felix, H. da S., & Coutinho, D. J. G. (2023). A PARTICIPAÇÃO DOS ALUNOS NO ESPAÇO ESCOLAR: UMA ABORDAGEM DE APRENDIZAGEM COLABORATIVA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(11), 3964–3973. https://doi.org/10.51891/rease.v9i11.12545