A IMPORTÂNCIA DO ESTÍMULO NEUROPSICOMOTOR NO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA: REVISÃO INTEGRATIVA

Autores/as

  • Eliziane Moreira Silva Centro Universitário UNIREDENTOR
  • Gizelle Belot Viana Centro Universitário UNIREDENTOR
  • Ione Oliveira da Silva Souza Centro Universitário UNIREDENTOR
  • Jhanne Barreto Rangel Centro Universitário UNIREDENTOR
  • Silvania Ferreira da Silva Centro Universitário UNIREDENTOR
  • Patrícia Passos Martins Centro Universitário UNIREDENTOR

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i11.12539

Palabras clave:

Transtorno do Espectro Autista. Neuropsicomotor. Intervenções.

Resumen

O autismo é reconhecido como uma condição crônica e complexa do neurodesenvolvimento, resultante de disfunções cerebrais de etiologia multifatorial, com a causa desconhecida em aproximadamente 80% dos casos. Muitas crianças diagnosticadas com Transtorno do Espectro Autista mostram precocemente desafios sensoriais e habilidades motoras limitadas. Terapias que se concentram em estimular os sentidos têm demonstrado efeitos positivos, assim como abordagens visuais e auditivas, técnicas de controle sensório-motor e atividades físicas. Objetivo: analisar a importância do estímulo neuropsicomotor no desenvolvimento da criança com TEA. Metodologia: O presente estudo trata-se de uma revisão integrativa da literatura, onde foram realizadas buscas nas bases de dados: MEDLINE e LILACS entre os anos de 2013 e 2023.  Resultados: Acerca da importância do estímulo neuropsicomotor no desenvolvimento da criança com transtorno do espectro autista, foram selecionados 06 estudos que atenderam aos critérios de inclusão, sendo 1 revisão bibliográfica, 1 estudo longitudinal/descritivo/analítico, 1 estudos retrospectivos, 2 pesquisas experimentais e 1 transversal/quantitativa/experimental. Conclusão: O estímulo neuropsicomotor é crucial para crianças com TEA, ampliando suas capacidades motoras diante de desafios, promovendo bem-estar e satisfação por meio de atividades lúdicas e prazerosas.

Biografía del autor/a

Eliziane Moreira Silva, Centro Universitário UNIREDENTOR

Acadêmica de Psicologia.  Centro Universitário UNIREDENTOR.

Gizelle Belot Viana, Centro Universitário UNIREDENTOR

Acadêmica de Psicologia. Centro Universitário UNIREDENTOR.

Ione Oliveira da Silva Souza, Centro Universitário UNIREDENTOR

Acadêmica de Psicologia. Centro Universitário UNIREDENTOR.

Jhanne Barreto Rangel, Centro Universitário UNIREDENTOR

Acadêmica de Psicologia. Centro Universitário UNIREDENTOR.

Silvania Ferreira da Silva, Centro Universitário UNIREDENTOR

Acadêmica de Psicologia. Centro Universitário UNIREDENTOR.

Patrícia Passos Martins, Centro Universitário UNIREDENTOR

Orientadora. Pós-graduação em Fisioterapia em Gerontologia e Saúde Mental pela Universidade Cândido Mendes.Graduação em Fisioterapia- UNIG.

Publicado

2023-12-11

Cómo citar

Silva, E. M., Viana, G. B., Souza, I. O. da S., Rangel, J. B., Silva, S. F. da, & Martins, P. P. (2023). A IMPORTÂNCIA DO ESTÍMULO NEUROPSICOMOTOR NO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA: REVISÃO INTEGRATIVA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(11), 2202–2210. https://doi.org/10.51891/rease.v9i11.12539