A IMPORTÂNCIA DA PREPARAÇÃO PARA RESSOCIALIZAÇÃO DE DEPENDENTES QUÍMICOS EM AMBIENTE DE INTERNAÇÃO

Autores/as

  • Adriano Alves dos Santos Universidade de Santo Amaro- UNISA
  • Vaneska Mesquita Teixeira Universidade de Santo Amaro - UNISA
  • Silvia Helena Modenesi Pucci Universidade de Santo Amaro - UNISA

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i11.12502

Palabras clave:

Ressocialização. Dependência Química. Centros de Reabilitação. Centro de Internação.

Resumen

A dependência química se tornou um problema e questão da saúde pública. Conforme a OMS (2023), cerca de 0,5 milhões de pessoas morrem por ano por conta do abuso de substâncias. Uma das formas de tratamento para o transtorno são as Comunidades Terapêuticas (CT) e Centros de Internação (CI), onde o paciente é retirado do convívio social para que as interferências externas sejam limitadas até que este esteja preparado para lidar com elas e voltar à sociedade. O objetivo deste trabalho foi verificar se existem e quais são as ações identificadas que contemplam o preparo para ressocialização de pacientes internados para tratamento da dependência química. A metodologia utilizada foi a revisão bibliográfica, pois através dela se tem acesso ao conhecimento científico atualizado. Foram utilizadas as bases de dados LILACS, PePSIC, SciELO-Brasil e Google Acadêmico – a nível exploratório - e localizados descritores no DeSC/MeSH, juntamente aos operadores booleanos para pesquisa de resultado do presente trabalho entre o período de 2018 a 2023. Foram identificados 5 artigos de resultados, onde se identificou as variáveis que contribuem para a ressocialização: capacitação profissional, desenvolvimento de recursos de enfrentamento, fortalecimento de vínculos familiares, prevenção de recaída e desenvolvimento de um projeto de vida. Por conseguinte, foi possível concluir que existem poucos estudos publicados sobre este processo tão complexo de reinserção social pós-período de internação, e sugere-se que as instituições possam pensar em intervenções que preparem o paciente para este momento, utilizando o que já se possui de evidência científica para auxílio destas pessoas e sua retomada de vida, bem como que sejam publicados mais trabalhos que retratam sobre esta demanda.

Biografía del autor/a

Adriano Alves dos Santos, Universidade de Santo Amaro- UNISA

Universidade de Santo Amaro- UNISA. Cursando 10° semestre de Psicologia  pela Universidade de Santo Amaro / UNISA. Apresentação do Trabalho de Conclusão de Curso – TCC no  evento 26° Congresso de Iniciação Científica da UNISA. CV: http://lattes.cnpq.br/1059776452172147. Lattes: 1059776452172147

Vaneska Mesquita Teixeira, Universidade de Santo Amaro - UNISA

Cursando 10° semestre de Psicologia  pela Universidade de Santo Amaro / UNISA. Apresentação do Trabalho de Conclusão de Curso – TCC no  evento 26° Congresso de Iniciação Científica da UNISA.

Silvia Helena Modenesi Pucci, Universidade de Santo Amaro - UNISA

Universidade de Santo Amaro- UNISA e Faculdade de Ciências Médicas Santa Casa de São Paulo. Orientação. Doutora em Psicologia da Saúde pela Universidade do Minho, UMINHO - Portugal (com revalidação pela Universidade de Campinas / UNICAMP, setor Medicina - Brasil). Pesquisadora Membro do Grupo de Estudos de Jovens Investigadores da Sociedade Portuguesa para o Estudo da Obesidade (SPEO). Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Psiquiatria e Psicologia Médica - UNIFESP. Especialista em Psico-Oncologia pelo Hospital do Câncer/ SP, Especialista em Dependência Química (Universidade Federal de São Paulo/UNIFESP) e, Especialista em Promoção e Prevenção à Saúde em Álcool, Tabaco e Outras Drogas (UNIFESP). Supervisora e Docente de Psicologia na Universidade Santo Amaro / UNISA - Brasil, em diversas disciplinas; Membro do Núcleo Docente Estruturante (NDE) e Programa de Apoio Psicológico da UNISA (PAPU); Membro do Comitê de Ética e Orientadora de trabalhos científicos. Supervisora e Docente Convidada do Curso de Pós-Graduação em Terapia Cognitiva Comportamental com Ênfase na Saúde e na Saúde Mental Faculdade de Ciências Médicas Santa Casa de São Paulo. Revisora de artigos Nacionais e Internacionais. CV: http://lattes.cnpq.br/0913875901013757. Lattes: 0913875901013757.

Publicado

2023-12-11

Cómo citar

Santos, A. A. dos, Teixeira, V. M., & Pucci, S. H. M. (2023). A IMPORTÂNCIA DA PREPARAÇÃO PARA RESSOCIALIZAÇÃO DE DEPENDENTES QUÍMICOS EM AMBIENTE DE INTERNAÇÃO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(11), 2211–2228. https://doi.org/10.51891/rease.v9i11.12502