CONTROLE DE QUALIDADE NO LABORATÓRIO DE ANÁLISES CLÍNICA NA FASE ANALÍTICA: A SEGURANÇA DOS RESULTADOS

Autores/as

  • Géssica da Paz Souza Universidade Iguaçu-UNIG
  • Fabiano Lacerda Carvalho Universidade Iguaçu-UNIG

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i11.12498

Palabras clave:

Controle de qualidade. Fase analítica. Erros laboratoriais. Segurança dos resultados e indicadores laboratoriais.

Resumen

Os laboratórios de análises clínicas auxiliam nas decisões médicas e, para isso, os médicos e pacientes precisam ter confiança e segurança nos laudos fornecidos por esses laboratórios. O presente trabalho trata-se de uma pesquisa, que teve como objetivo buscar artigos que descrevessem a importância do laboratório de análises clínicas e suas problemáticas, bem como os meios de controle de qualidade destas empresas. Para coleta de dados foram utilizadas as bases de dados SciELO. As análises mostraram que, atualmente, a procura por qualidade é prioridade na escolha dos serviços de um laboratório clínico, tendo em vista a importância do exame laboratorial para tomada de decisão pelo médico. Desta forma, inúmeros questionamentos foram levantados com relação ao nível de qualidade dos serviços prestados por um laboratório clínico em suas diversas etapas, o que levou ao surgimento de programas como o PELM (Programa de Excelência para Laboratórios Médicos), Sistema Nacional de Acreditação – SNA-DICQ e PALC (Programa de Acreditação da Sociedade Brasileira de Patologia Clinica), com o objetivo de se obter uma forma de certificar a qualidade do laboratório. Os dados apresentados permitem concluir que, os programas de controle de qualidade definem o laboratório clínico com alto grau de excelência em suas atividades, sendo um diferencial na escolha pelos utilizadores do serviço prestado.As fases de controle de qualidade incluem os processos pré-analíticos, analíticos e pós-analíticos. Todas as atividades laboratoriais devem ser documentadas por meio de Instruções de Trabalho (IT) ou Procedimentos Operacionais Padrão (POP), aprovados e disponibilizados ao pessoal técnico e de apoio. O controle de qualidade laboratorial pode ser dividido em duas categorias: controle de qualidade interno ou intralaboratorial e o controle de qualidade externo ou interlaboratorial. Portanto, para instalação e organização eficiente de um programa de controle de qualidade, os procedimentos devem ser implementados e aprimorados, incluindo o treinamento técnico-profissional contínuo, conscientização e comprometimento de cada profissional e equipe gerencial.

Biografía del autor/a

Géssica da Paz Souza, Universidade Iguaçu-UNIG

Graduação em Farmácia Universidade Iguaçu (UNIG).

Fabiano Lacerda Carvalho, Universidade Iguaçu-UNIG

Orientador:  do curso em Farmácia, Universidade Iguaçu (UNIG).

Publicado

2023-12-07

Cómo citar

Souza, G. da P., & Carvalho, F. L. (2023). CONTROLE DE QUALIDADE NO LABORATÓRIO DE ANÁLISES CLÍNICA NA FASE ANALÍTICA: A SEGURANÇA DOS RESULTADOS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(11), 1806–1817. https://doi.org/10.51891/rease.v9i11.12498