QUALIDADE E COMPETÊNCIA DE LABORATÓRIOS DE ANÁLISES CLÍNICAS REFERENTE A ISO 9001 E ISO 15189.
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v9i10.12379Palabras clave:
Análises clínicas. Laboratório. gestão da qualidade. Acreditação. Certificação.Resumen
O Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ), que normalmente é regulamentado pelas Normas ISO 9001 e ISO 15189, pode gerenciar e garantir a qualidade de uma organização fornecendo os recursos necessários para os procedimentos e processos operacionais. A melhoria contínua e precisão dos resultados que precedem a decisão de diagnóstico depende da gestão da qualidade interna no setor da saúde, especialmente em laboratórios de análises clínicas. Implementar um sistema de importância que permita a realização rápida de exames laboratoriais e uma entrega de resultados rápida. Devido às dificuldades financeiras e à crescente complexidade tecnológica, os laboratórios clínicos vêm experimentando uma série de mudanças nos últimos anos. É feito por meio do uso diário de laboratórios de análises clínicas, que fornece acesso rápido e sintetizado aos resultados científicos sobre a área científica, pode-se obter muitos benefícios de ter um sistema de gestão da qualidade sabendo da importância da agilidade na realização dos exames e na entrega de resultado ao paciente para seus fins de diagnóstico. As empresas se tornam mais organizadas internamente ao padronizar processos administrativos e técnicos e definir responsabilidades. Isso resulta em menos desperdícios e menos retrabalhos, o que resulta em melhor qualidade de produtos e serviços, bem como uma maior eficiência produtiva. Quando uma empresa adota um Sistema de Gestão da Qualidade, ela pode realizar suas atividades de forma organizada e padronizada, atendendo às necessidades de seus clientes e melhorando continuamente seus processos.
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