DESAFIOS DOS ESTUDANTES NA VOLTA AS AULAS PRESENCIAIS DE MATEMÁTICA APÓS A PANDEMIA DE COVID-19
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v9i11.12335Palabras clave:
Ensino Remoto Emergencial. Pós-Pandemia. Déficits de Aprendizagem matemática.Resumen
Em função da pandemia do COVID-19 e ao distanciamento social obrigatório, as atividades presenciais nas escolas brasileiras foram suspensas e como solução para evitar que os estudantes perdessem o ano letivo, foi implementado o ensino remoto emergencial, e com esse novo formato de ensino, professores e educandos enfrentaram diversos desafios, principalmente na concretização da aprendizagem. Após um período de redução da transmissão do vírus e avanços nas vacinas, a pandemia foi erradicada e com isso as aulas foram autorizadas a retomar em formato presencial, e devido aos diversos desafios que enfrentaram durante ao ensino remoto, esses alunos retornaram com muitos déficits de aprendizagem, nesse retorno percebemos que muitos estudantes estavam com dificuldades para desenvolver e aprender os conteúdos de matemática. Esse artigo tem, portanto, como objetivo analisar quais foram os reais motivos que fizeram com que essa aprendizagem não fosse concretizada, levando em conta que esse estudo pode oferecer um auxílio no desenvolvimento do ensino e aprendizagem, na educação brasileira, nesse período pós-pandemia. Para argumentar os desafios e as dificuldades enfrentadas nesse período, foi realizado um estudo com os discentes da EJA fase III e IV da Escola Municipal Professora Mariana de Lourdes Lima, em Caruaru – PE, para que possamos compreender as “lacunas” que surgiram no processo de aprendizagem durante a pandemia e compreender meios que possam solucionar esse déficit, fazendo que essa perda seja amenizada na construção do conhecimento do conteúdo matemático entre esses estudantes.
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