UMA ABORDAGEM SOBRE O PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO COMO INSTRUMENTO DE GESTÃO PARA MICROEMPRESAS E EMPRESAS DE PEQUENO PORTE
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v9i10.12199Palabras clave:
Planejamento estratégico. Micro e pequenas empresas. Competitividade.Resumen
O planejamento estratégico é uma ferramenta essencial para todas as empresas, pois oferece um melhor controle das atividades. Isso ajuda as empresas a se manterem competitivas, tanto a curto quanto a longo prazo. Nesse bojo esse trabalho busca responder o seguinte questionamento de que forma o planejamento estratégico pode contribuir como ferramenta de auxílio na gestão, para fomentar o crescimento das organizações classificadas como Micro e de Pequeno porte? Dessa forma, o objetivo foi mostrar a importância do planejamento estratégico nas empresas de pequeno porte, tanto para sua permanência no mercado, quanto para seu crescimento pessoal. Para isso baseou-se em revisões bibliográficas e pesquisas anteriores, utilizando uma abordagem qualitativa. Os resultados também revelaram que muitas empresas ainda não compreendem completamente a importância e os benefícios de um planejamento estratégico eficaz, o que é uma preocupação. Essa ferramenta oferece não apenas a capacidade de permanecer no mercado, mas também diversos outros benefícios, incluindo a otimização de lucros, um objetivo compartilhado por todas as empresas, independentemente do setor. Por fim esse trabalho abre caminho para abordagens mais abrangentes e eficazes no planejamento estrategico, isso abre caminho para oportunidades para pesquisas futuras que poderiam se concentrar em estudos de caso in loco, explorando o uso do planejamento estratégico por pequenas empresas, sua implementação e resultados essas podem ser mencionadas a partir do trabalho apresentado.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Categorías
Licencia
Atribuição CC BY