POTENCIAIS INTERAÇÕES MEDICAMENTOSAS EM AMBIENTE HOSPITALAR

Autores/as

  • Karine Miranda Alves Universidade Abeu

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i11.12139

Palabras clave:

Interação medicamentosa. Erro de medicamento. Farmácia clínica. Farmacovigilância. Problema relacionado a medicamento. Segurança do paciente.

Resumen

Em um ambiente hospitalar é habitual na prática clínica o uso simultâneo de variados medicamentos, o que gera o aumento dos riscos de potenciais interações medicamentosas, que podem provocar uma falha no tratamento terapêutico e até mesmo o aumento dos custos hospitalares, fazendo com que o paciente necessite permanecer mais tempo internado.  O objetivo deste estudo é explicar as potenciais interações medicamentosas que podem ocorrer nas prescrições hospitalares de pacientes internados, conscientizar e explicar a  importância que a farmacovigilância hospitalar tem sobre detectar, avaliar, monitorar e notificar os problemas relacionados a medicamentos, e até mesmo prevenir os mesmos. A relevância do farmacêutico clínico na equipe multidisciplinar do hospital, para identificação e resolução de problemas relacionados a medicamentos e gerar ainda mais segurança durante o tratamento do paciente. E mostrar as estratégias utilizadas nos tempos de hoje para diminuir os erros de dispensação de medicamentos na farmácia hospitalar. Trata-se de um estudo teórico, onde foram desenvolvidas pesquisas em sites e artigos científicos sobre interação medicamentosa na área hospitalar e atuação da farmácia clínica, provenientes dos portais Scielo Scientific Electronic Library Online, Google acadêmico. As interações medicamentosas potenciais foram checadas no site Drugs.com.

Biografía del autor/a

Karine Miranda Alves, Universidade Abeu

Pós-graduada em Farmácia Clínica e Prescrição, Instituto de Ciências, Tecnologias e Qualidade. Pós-graduada em Farmácia Hospitalar, Universidade Abeu. Graduada em Farmácia, Universidade de Nova Iguaçu- RJ.

Publicado

2023-12-04

Cómo citar

Alves, K. M. (2023). POTENCIAIS INTERAÇÕES MEDICAMENTOSAS EM AMBIENTE HOSPITALAR. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(11), 467–478. https://doi.org/10.51891/rease.v9i11.12139