VACINAÇÃO, QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL E TRABALHO EM EQUIPE: DO CONHECIMENTO AOS ENTRAVES

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i3.12065

Palabras clave:

Vacinas. Capacitação profissional. Equipe de Assistência ao Paciente.

Resumen

Objetivo: Analisar a intersecção entre vacinação e qualificação profissional da equipe de Saúde da Atenção Primária sob a perspectiva da Integralidade em um município da região metropolitana de Salvador-Bahia. Método: pesquisa qualitativa e exploratória realizada com trabalhadores da Estratégia Saúde da Família da área adscrita. A entrevista semiestruturada e o diário de campo foram as técnicas utilizadas para a produção dos dados. Para interpretação utilizou-se a hermenêutica dialética com intuito de fortalecer a subjetividade dos participantes, e buscar as convergências, diferenças e complementariedades encontradas nas falas e conectá-las com o diário de campo e com o que tem produzido cientificamente.  Resultados: revelam que a equipe precisa ser envolvida nas práticas de vacinação contextualizada em ambiente propício para a troca de saberes, com espaços para acolhimento, vínculo e cuidado interprofissional, no intuito de superar e transformar o processo de trabalho e o cuidado em saúde através da reflexão conquistada por meio de mudança que podem ser almejadas com a Educação permanente em saúde. Conclusão: O não envolvimento da equipe no processo de promoção e orientação referente a vacinação limita e fragmenta o cuidado ainda pautado em ações isoladas e não compartilhada entre a equipe, e que dificulta a longitudinalidade e a coordenação do cuidado.

 

Biografía del autor/a

Manuela Lima de Freitas, Prefeitura Municipal de Camaçari

Mestre em Saúde Coletiva pela Universidade Estadual de Feira de Santana, Enfermeira da Atenção Básica da Prefeitura Municipal de Camaçari.

Juliana Alves Leite Leal, Universidade Estadual de Feira de Santana

Doutora em Enfermagem pela Universidade Federal da Bahia, Professora Titular da Universidade Estadual de Feira de Santana.

Marcia Cristina Graça Marinho, Universidade do Estado da Bahia

Doutora em Saúde Pública pela Universidade Federal da Bahia, Professor Adjunto da Universidade Federal da Bahia.

Marcio Costa de Souza, Universidade Estadual de Feira de Santana

Doutor em Medicina e Saúde Humana pela Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, Professor Adjunto da Universidade Estadual de Feira de Santana.

Publicado

2024-03-05

Cómo citar

Freitas, M. L. de, Leal, J. A. L., Marinho, M. C. G., & Souza, M. C. de. (2024). VACINAÇÃO, QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL E TRABALHO EM EQUIPE: DO CONHECIMENTO AOS ENTRAVES . Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(3), 409–425. https://doi.org/10.51891/rease.v10i3.12065