DA MEDICAÇÃO INFANTIL AOS DESÍGNIOS DE PRODUTIVIDADE: DETERMINANTES SOCIAIS NO USO DO MEDICAMENTO METILFENIDATO (RITALINA®)

Autores/as

  • Guilherme Tavares Picanço Centro Universitário Christus
  • Deyvid Santos Morais Universidade Federal de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i11.12004

Palabras clave:

Medicamento. Produtividade. Ritalina.

Resumen

O artigo trata do uso do Cloridrato de Metilfenidato (em particular a Ritalina®) em sua relação com os determinantes sociais da vida contemporânea. Sendo um dos psicotrópicos mais consumidos do mundo, a Ritalina ao longo do seu desenvolvimento desde a década de 30 esteve atrelada às mudanças históricas e encontra seu principal uso no campo do aprendizado. Inicialmente aplicados a população infantil, alinhados aos diagnósticos de déficit de atenção, hoje esse consumo envolve adultos e pessoas sem diagnóstico médico prévio buscando o aprimoramento cognitivo. Deste modo, podemos afirmar que o uso do medicamento reflete as cobranças sobre disciplina e expectativas acerca da produtividade na vida contemporânea.

Biografía del autor/a

Guilherme Tavares Picanço, Centro Universitário Christus

Graduando em Medicina, Centro Universitário Christus. 

Deyvid Santos Morais, Universidade Federal de Goiás

Doutor em Sociologia, Universidade Federal de Goiás.

Publicado

2023-12-21

Cómo citar

Picanço, G. T., & Morais, D. S. (2023). DA MEDICAÇÃO INFANTIL AOS DESÍGNIOS DE PRODUTIVIDADE: DETERMINANTES SOCIAIS NO USO DO MEDICAMENTO METILFENIDATO (RITALINA®). Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(11), 4057–4065. https://doi.org/10.51891/rease.v9i11.12004