PLATAFORMA DINÂMICA PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA EM LOUSA DIGITAL

Autores/as

  • Gustavo Souza de Melo SEC-BA/CIEI
  • Lorena Oss de Sousa SEC-BA/CETEP

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i10.11954

Palabras clave:

Tecnologias. BNCC. Educação. Matemática.

Resumen

Este trabalho tem o objetivo de apresentar uma plataforma dinâmica para o ensino de Matemática na educação básica, por meio da utilização da lousa digital em salas remotas de educação, modelos híbridos ou presenciais no qual pode haver, por meio de metodologias ativas de aprendizagem, uma integração dinâmica entre os novos objetos de ensino e o estudante. Assim, motivados pela necessidade dos professores em trabalhos remotos, e com a necessidade de ultrapassar a barreira da mera ilustração de conteúdos por meio de slides para uma aula mais dinâmicas e atrativa, realizou-se diversas pesquisas em sites gratuitos e públicos, no qual pudesse atender ao educador matemático para este fim, e entre as diversas possibilidades apresentamos a plataforma mathigon.org®, que se demostrou versátil, atrativo aos alunos e professores que ensinam Matemática e capaz de interagir com outros repositórios de conteúdos digitais, trazendo uma gama de possibilidades aos professores em sua prática pedagógica. Entretanto, afirmamos que somente as diferentes plataformas não garantem a interação necessária, mas, o planejamento adequado das ações pedagógicas no desenvolvimento das habilidades associadas a cada objeto de ensino.

Biografía del autor/a

Gustavo Souza de Melo, SEC-BA/CIEI

Mestre em Matemática, professor de Matemática do Estado da Bahia (SEC-BA/CIEI). 

Lorena Oss de Sousa, SEC-BA/CETEP

Mestre em Matemática, Professora de Matemática do Estado da Bahia (SEC-BA/CETEP). 

Publicado

2023-11-27

Cómo citar

Melo, G. S. de, & Sousa, L. O. de. (2023). PLATAFORMA DINÂMICA PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA EM LOUSA DIGITAL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(10), 5274–5282. https://doi.org/10.51891/rease.v9i10.11954