DESAFIOS E PERSPECTIVAS NO ENSINO DA MATEMÁTICA PARA “DESCONSTRUIR E RESSIGNIFICAR” O DESINTERESSE E A FALTA DE COMPROMETIMENTO DE ESTUDANTES DAS SERIES FINAIS DO FUNDAMENTAL II NAS ESCOLAS PÚBLICAS MUNICIPAIS DE SANTO AMARO BAHIA

Autores/as

  • Renildo de Carvalho Centro Universitário Leonardo da Vinci- UNIASSELVI

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v7i5.1193

Palabras clave:

Dificuldades. Recursos digitais. Novo normal. Professor pesquisador.

Resumen

Este artigo retrata uma realidade que venho observando através da minha vivência aos longos dos anos de trabalho dentro da educação como professor da disciplina de Matemática aqui na minha cidade Santo Amaro Ba e que a cada ano se agrava mais, e mesmo com tantos recursos e avanços nos sistemas educacionais com mudanças e melhorias nos Parâmetros Curriculares Nacional e na Base Nacional Comum Curricular aqui no meu município não observei nenhuma melhora no aspecto referente ao interesse, desempenho, sequência de aprendizado e comprometimento com a construção das competências e habilidades pelo corpo discente. Assim trago para os colegas professores de Matemática reflexões e contribuições de estudiosos que estão preocupados com a lentidão no desenvolvimento educacional e na busca do melhor método e linha de trabalhos para uma educação que contribua decisivamente com o futuro profissional, social, afetivo e emocional dos alunos. Aqui apresento caminhos que possam contribuir na inovação das metodologias dos professores e trago objetos digitais que precisamos ter conhecimentos para poder agregar no nosso plano de curso/ação e assim nos habilitar para trabalhar dentro desse novo normal. Um mundo educacional diferente nos aguarda e temos que estar preparados pra ele. Este artigo tem o compromisso de fomentar no educador de matemática a busca pela pesquisa e a criação de métodos valorizando o saber prévio dos alunos e sua contribuição na construção do seu aprendizado porque só através da pesquisa e do nosso compromisso e de todos os envolvidos, também usando de nossa criatividade poderemos sim mudar esse quadro.

 

Biografía del autor/a

Renildo de Carvalho, Centro Universitário Leonardo da Vinci- UNIASSELVI

Técnico em Contabilidade- Centro Educacional Teodoro Sampaio. Licenciado em Matemática- Faculdade de Tecnologia e Ciências – FTC e Especialista em Metodologia de Ensino de Matemática- UNIASSELVI: Centro Universitário Leonardo da Vinci. E-mail: decarvalholmlc@gmail.com.

Publicado

2021-05-31

Cómo citar

Carvalho, R. de . (2021). DESAFIOS E PERSPECTIVAS NO ENSINO DA MATEMÁTICA PARA “DESCONSTRUIR E RESSIGNIFICAR” O DESINTERESSE E A FALTA DE COMPROMETIMENTO DE ESTUDANTES DAS SERIES FINAIS DO FUNDAMENTAL II NAS ESCOLAS PÚBLICAS MUNICIPAIS DE SANTO AMARO BAHIA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 7(5), 300–308. https://doi.org/10.51891/rease.v7i5.1193