PRÁTICAS EDUCATIVAS COM ENFOQUE PARENTAL PARA A PROMOÇÃO DO DESENVOLVIMENTO INFANTIL NA PRIMEIRA INFÂNCIA: UMA REVISÃO

Autores/as

  • Mayelle Tayana Marinho Universidade Federal de Pernambuco- UFPE.
  • Islane Cristina Martins Universidade Federal de Pernambuco- UFPE

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v7i5.1178

Palabras clave:

Cuidado. Família. Infância. Promoção.

Resumen

Introdução: Se faz necessária um melhor conhecimento acerca do cuidado voltado à primeira infância, com foco na abordagem parental, pois essa acaba sendo o método de cuidado mais atual utilizado na reabilitação. Contudo, poucos são os estudos que se dedicam à investigação do tema. Objetivo: Realizar uma revisão integrativa da literatura a fim de investigar as práticas educativas com enfoque parental para a promoção do desenvolvimento infantil na primeira infância. Material e Métodos: Os descritores utilizados foram os seguintes: ‘’Parentais’ AND ‘’Infância’ AND ‘’Promoção’ AND ‘’Parental’’ AND ‘’Childhood’ AND ‘’Promotion’ em todas as bases de dados. Nas bases de dados Periódicos CAPES, Google Acadêmico e Pubmed. A pesquisa foi realizada em abril de 2021. Resultados: A partir da análise dos dados foi possível verificar que artigos 08 artigos pontuam acerca da pouca variedade de estudos ligados a essa nova temática. Além disso, 03 estudos referiram acerca da influência provocada pelas questões econômicas, sociais e de gênero dentre desse processo de empoderamento parental. Além disso, ainda sendo levantado em 05 dos artigos desconhecimento familiar sobre a patologia apresentada e os cuidados que devem ser destinados. 02 artigos pontuam sobre os fatores socioeconômicos e escolares dos pais. 07 trabalhos salientam a importância dos profissionais de saúde serem parceiros da família.  Conclusão: Portanto, foi possível observar que as práticas educativas com enfoque parental para a promoção do desenvolvimento infantil na primeira infância são se destinada à importância do apoio necessário a família que idealizou uma família e ao nascimento essa visão é desconstruída. Sendo importante o papel dos profissionais envolvidos nesses cuidados para apoiar e orientar a família sobre a realidade que estão enfrentando. Para assim, ser possível maior participação familiar nesse cuidado e levando para o ambiente domiciliar.

 

Biografía del autor/a

Mayelle Tayana Marinho, Universidade Federal de Pernambuco- UFPE.

 Especialista em Saúde da Família pela Universidade Federal de Pernambuco- UFPE.

Islane Cristina Martins, Universidade Federal de Pernambuco- UFPE

Doutora em Neurociências pela Universidade Federal de Pernambuco- UFPE

Publicado

2021-05-31

Cómo citar

Marinho, M. T. ., & Martins, I. C. . (2021). PRÁTICAS EDUCATIVAS COM ENFOQUE PARENTAL PARA A PROMOÇÃO DO DESENVOLVIMENTO INFANTIL NA PRIMEIRA INFÂNCIA: UMA REVISÃO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 7(5), 83–97. https://doi.org/10.51891/rease.v7i5.1178