A TEORIA ROGERIANA, A MÚSICA E AS RELAÇÕES NA RESSIGNIFICAÇÃO DO APRENDER NO AMBIENTE ESCOLAR
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v9i10.11774Palabras clave:
Aprendizagem. Música. Relação Aluno e Professor. Carl Rogers.Resumen
Considerando a forma como a aprendizagem é dada atualmente e percebendo a não valorização das emoções e das relações que a compõem, somado a fato de não trazer à tona o conhecimento holístico do indivíduo, objetiva-se por meio deste artigo uma reflexão clara e concreta que visa encontrar através da música e das relações nela existentes as formas de tornar esse processo, bastante presente no campo da psicologia, mais rico e genuíno. Atravessados por uma metodologia não produtiva e sem perceber a riqueza que há no aprender, muitos alunos não conseguem enxergar esse processo de forma proveitosa e com um verdadeiro sentido. Por meio disso, a teoria rogeriana a respeito da aprendizagem, denominada Aprendizagem Centrada no Aluno, torna-se uma grande colaboradora na ressignificação da forma como esse processo tem sido dado. Carl R. Rogers, também sendo atravessado por este tema, desenvolve sua teoria buscando valorizar a relação professor-aluno, as questões afetivas e sociais, enxergando o aluno de uma forma totalmente holística para que este então pudesse encontrar o sentido de todo esse processo. Assim, este artigo conceitua a aprendizagem segundo Carl Rogers e como ele chegou às suas conclusões a respeito dos processos de aprendizagem, relacionar sua teoria com a importância da música na aprendizagem e, por fim, ressaltar a importância e o papel do docente e do discente para o desempenho do aprender. Para tanto, procede-se às revisões bibliográficas para a construção de tal artigo.
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