AS FORMAS DE INTERVENÇÃO PARA APRIMORAR A FORMAÇÃO DO PROFESSOR FORMADOR QUE ATUA NO ENSINO SUPERIOR: UMA REVISÃO

Autores/as

  • Graucineide Maria de Alcântara Fundação de Ensino Superior de Olinda – FUNESO
  • Islane Cristina Martins Universidade Federal de Pernambuco- UFPE

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v7i5.1174

Palabras clave:

Intervenção. Formação Continuada. Docente Universitário.

Resumen

Introdução: A formação para o ensino superior tem sido tema de vários estudos e discussões no Brasil e em outros países. Estudos vêm apontando a insuficiência do saber pedagógico ao domínio específico, o que acaba refletindo na qualidade do ensino e na aprendizagem. Objetivo: Realizar uma revisão integrativa da literatura a fim de investigar as formas de intervenção para aprimorar a formação do professor formador no ensino superior. Materiais e Métodos: Foi feita uma busca das referências nas bases Periódicos CAPES e Google Acadêmico em maio de 2021. A busca permitiu a identificação de quatro artigos que se adequaram aos critérios estabelecidos. Resultados: Foi observado que dos 04 artigos revisados 100% apontaram que, a formação continuada do docente universitário, é uma maneira do professor melhorar sua atuação, a fim de inovar e qualificar sua prática, ofertando assim, um ensino e aprendizagem mais significativos. Conclusão: Os artigos indicam que o desenvolvimento profissional docente é uma forma de intervenção essencial à atuação do professor universitário. A participação e o engajamento docente, nesse sentido, são de extrema importância, para que se alcance um processo de ensino aprendizagem mais significativa.

Biografía del autor/a

Graucineide Maria de Alcântara, Fundação de Ensino Superior de Olinda – FUNESO

Licenciada em Ciências pela Fundação de Ensino Superior de Olinda – FUNESO. Especialista em Microbiologia Aplicada pela Universidade Federal Rural de Pernambuco – UFRPE. Professora da Secretaria Estadual de Educação de Pernambuco e da Secretaria de Educação da cidade de Recife – PE. E-mail: graucineide@hotmail.com.

Islane Cristina Martins, Universidade Federal de Pernambuco- UFPE

Doutora em Neurociências pelo programa de pós-graduação em Neuropsiquiatria e Ciências do Comportamento – UFPE. E-mail: islamemartins@gmail.com.

Publicado

2021-05-31

Cómo citar

Alcântara, . G. M. de ., & Martins, I. C. . (2021). AS FORMAS DE INTERVENÇÃO PARA APRIMORAR A FORMAÇÃO DO PROFESSOR FORMADOR QUE ATUA NO ENSINO SUPERIOR: UMA REVISÃO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 7(5), 294–299. https://doi.org/10.51891/rease.v7i5.1174