AS FORMAS DE INTERVENÇÃO PARA APRIMORAR A FORMAÇÃO DO PROFESSOR FORMADOR QUE ATUA NO ENSINO SUPERIOR: UMA REVISÃO
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v7i5.1174Palabras clave:
Intervenção. Formação Continuada. Docente Universitário.Resumen
Introdução: A formação para o ensino superior tem sido tema de vários estudos e discussões no Brasil e em outros países. Estudos vêm apontando a insuficiência do saber pedagógico ao domínio específico, o que acaba refletindo na qualidade do ensino e na aprendizagem. Objetivo: Realizar uma revisão integrativa da literatura a fim de investigar as formas de intervenção para aprimorar a formação do professor formador no ensino superior. Materiais e Métodos: Foi feita uma busca das referências nas bases Periódicos CAPES e Google Acadêmico em maio de 2021. A busca permitiu a identificação de quatro artigos que se adequaram aos critérios estabelecidos. Resultados: Foi observado que dos 04 artigos revisados 100% apontaram que, a formação continuada do docente universitário, é uma maneira do professor melhorar sua atuação, a fim de inovar e qualificar sua prática, ofertando assim, um ensino e aprendizagem mais significativos. Conclusão: Os artigos indicam que o desenvolvimento profissional docente é uma forma de intervenção essencial à atuação do professor universitário. A participação e o engajamento docente, nesse sentido, são de extrema importância, para que se alcance um processo de ensino aprendizagem mais significativa.
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