SUPORTE BÁSICO DE VIDA: AVALIAÇÃO DO CONHECIMENTO DE ACADÊMICOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA DE UMA UNIVERSIDADE PRIVADA DO OESTE DO PARANÁ
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v9i10.11691Palabras clave:
Ressuscitação cardiopulmonar. Parada Cardiorrespiratória. Educação Física.Resumen
A parada cardiorrespiratória (PCR) é uma situação de extrema emergência em que o reconhecimento do quadro e intervenção precoce são fundamentais. Para isso, existe o protocolo de Suporte Básico de Vida (SBV), desenvolvido pela American Heart Association (AHA), o qual estabelece uma cadeia de ações que devem ser realizadas no manejo inicial de um indivíduo em PCR. OBJETIVO: O presente estudo teve como objetivo avaliar o conhecimento de acadêmicos de Educação Física sobre SBV aplicado à PCR. MÉTODOS: Trata-se de um estudo exploratório e descritivo, de cunho quantitativo, em que foram aplicados questionários para uma amostra de 92 estudantes de Educação Física de uma instituição privada do Oeste do Paraná. RESULTADOS: Em relação aos sinais clínicos de uma PCR, 36,95% dos acadêmicos possuem conhecimento de como checar responsividade, enquanto 60,86%, sabem que os outros dois parâmetros a serem checados são pulso e respiração. Quanto ao uso do Desfibrilador Automático Externo, apenas 23,91% sabem como iniciar o uso do equipamento. CONCLUSÃO: O conhecimento dos discentes avaliados é insuficiente para reconhecer e agir diante de uma situação de parada cardiorrespiratória.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Categorías
Licencia
Atribuição CC BY