AGROINDÚSTRIA DO CHOCOLATE: ESTRATÉGIAS DE INOVAÇÃO NOS NEGÓCIOS DE CHOCOLATES LIGADOS CENTRO VOCACIONAL TECNOLÓGICO CACAU (CVT CACAU) – UESC
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v9i9.11558Palabras clave:
Qualidade na Gestão. Região Sul da Bahia. Empreendedorismo. Inovação.Resumen
Em uma sociedade globalizada, a importância da inovação tornou-se uma parte fundamental das operações comerciais do dia a dia. Existe uma necessidade premente de buscar o sucesso organizacional, e as inovações enriquecem as transformações nos processos de produção e nos modelos de produtos, tendo impactos socioeconômicos em áreas específicas. Nesse contexto, a pesquisa se concentra em empreendimentos relacionados ao Centro Vocacional Tecnológico (CVT) do cacau e, consequentemente, nos negócios da região sul da Bahia. Portanto, o objetivo desta pesquisa é avaliar os aspectos relacionados ao empreendedorismo, à inovação e à produção de chocolate. As conclusões apontam para a necessidade de que esse novo movimento no mercado do cacau/chocolate atenda aos padrões de gestão de qualidade exigidos. Isso implica adotar uma visão sistêmica, buscando introduzir produtos que atendam a mercados exigentes e diferenciados, que muitas vezes não são altamente suscetíveis à economia de escala. Além disso, a pesquisa destaca a importância de fortalecer os novos modelos associativistas de organização e gestão como parte desse cenário inovador.
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