AGROINDÚSTRIA DO CHOCOLATE: ESTRATÉGIAS DE INOVAÇÃO NOS NEGÓCIOS DE CHOCOLATES LIGADOS CENTRO VOCACIONAL TECNOLÓGICO CACAU (CVT CACAU) – UESC

Autores/as

  • Breno Oliveira Centro de Ensino Superior, Ilhéus, Bahia
  • Pablo Roberto de Assis Centro de Ensino Superior, Ilhéus, Bahia.

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i9.11558

Palabras clave:

Qualidade na Gestão. Região Sul da Bahia. Empreendedorismo. Inovação.

Resumen

Em uma sociedade globalizada, a importância da inovação tornou-se uma parte fundamental das operações comerciais do dia a dia. Existe uma necessidade premente de buscar o sucesso organizacional, e as inovações enriquecem as transformações nos processos de produção e nos modelos de produtos, tendo impactos socioeconômicos em áreas específicas. Nesse contexto, a pesquisa se concentra em empreendimentos relacionados ao Centro Vocacional Tecnológico (CVT) do cacau e, consequentemente, nos negócios da região sul da Bahia. Portanto, o objetivo desta pesquisa é avaliar os aspectos relacionados ao empreendedorismo, à inovação e à produção de chocolate. As conclusões apontam para a necessidade de que esse novo movimento no mercado do cacau/chocolate atenda aos padrões de gestão de qualidade exigidos. Isso implica adotar uma visão sistêmica, buscando introduzir produtos que atendam a mercados exigentes e diferenciados, que muitas vezes não são altamente suscetíveis à economia de escala. Além disso, a pesquisa destaca a importância de fortalecer os novos modelos associativistas de organização e gestão como parte desse cenário inovador.

Biografía del autor/a

Breno Oliveira, Centro de Ensino Superior, Ilhéus, Bahia

Discente do curso de Administração da Faculdade de Ilhéus, Centro de Ensino Superior, Ilhéus, Bahia.

Pablo Roberto de Assis, Centro de Ensino Superior, Ilhéus, Bahia.

Docente do curso de Administração da Faculdade de Ilhéus, Centro de Ensino Superior, Ilhéus, Bahia.

Publicado

2023-10-30

Cómo citar

Oliveira, B., & Assis, P. R. de. (2023). AGROINDÚSTRIA DO CHOCOLATE: ESTRATÉGIAS DE INOVAÇÃO NOS NEGÓCIOS DE CHOCOLATES LIGADOS CENTRO VOCACIONAL TECNOLÓGICO CACAU (CVT CACAU) – UESC . Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(9), 4679–4795. https://doi.org/10.51891/rease.v9i9.11558