ATENÇÃO E ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA NA ADESÃO DO PACIENTE ÀS TERAPIAS COM VINORELBINA ORAL: UMA REVISÃO LITERÁRIA

Autores/as

  • Lilian Sobral Natalino Centro Universitário UniLS
  • Fernanda Freitas Fallette Centro Universitário UniLS
  • Paulo Henrique Gonçalves Rabello Centro Universitário UniLS

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i9.11509

Palabras clave:

Cuidados farmacêuticos. Antineoplásicos. Capecitabina. Paciente oncológico. Alcaloides da vinca.

Resumen

O câncer é caracterizado pelo crescimento desordenado de células anormais e seu tratamento varia devido às características moleculares de cada tipo, uma das opções terapêuticas notáveis é o uso de vinorelbina oral, um alcaloide da Vinca que oferece maior segurança e conveniência na administração, com menor toxicidade. Este estudo propõe uma revisão bibliográfica com base em pesquisas realizadas na Pubmed, SciELO e Google Acadêmico. É evidente que a assistência farmacêutica desempenha um papel crucial na supervisão, aprimoramento da adesão, gerenciamento de efeitos colaterais e interações medicamentosas, além de orientar o manejo adequado e proporcionar apoio e segurança durante o tratamento. A vinorelbina mostra grande potencial como medicamento, mas é necessária mais pesquisa para validar o papel do farmacêutico na melhoria da qualidade de vida dos pacientes que utilizam-a, destacando a importância de investimentos nessa área.

Biografía del autor/a

Lilian Sobral Natalino, Centro Universitário UniLS

Graduada em Bacharel em Farmácia-Centro Universitário UniLS. 

Fernanda Freitas Fallette, Centro Universitário UniLS

Graduada em Bacharel em Farmácia- Centro Universitário UniLS. 

Paulo Henrique Gonçalves Rabello, Centro Universitário UniLS

Orientador do curso de Bacharelado em Farmácia- Centro Universitário UniLS. Especialista em farmácia clínica e hospitalar- Universidade Católica de Brasília. 

Publicado

2023-10-25

Cómo citar

Natalino, L. S., Fallette, F. F., & Rabello, P. H. G. (2023). ATENÇÃO E ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA NA ADESÃO DO PACIENTE ÀS TERAPIAS COM VINORELBINA ORAL: UMA REVISÃO LITERÁRIA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(9), 3976–3985. https://doi.org/10.51891/rease.v9i9.11509