EFEITOS ADVERSOS NO USO DO ÁCIDO HIALURÔNICO INJETÁVEL EM PREENCHIMENTOS FACIAIS: REVISÃO NARRATIVA

Autores/as

  • Yandra Danielle da Silva Carvalho Centro Universitário UniLS
  • Amanda Dourado de Lucena Centro Universitário UniLS
  • Andrea de Andrade Souza Costa Centro Universitário UniLS
  • Ikaro Alves de Andrade Centro Universitário UniLS

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i9.11480

Palabras clave:

Ácido hialurónico. Procedimientos faciales. Biomedicina estética.

Resumen

O Biomédico esteta pode realizar vários procedimentos faciais minimamente invasivos. No entanto, os cuidados e a segurança dos pacientes devem ser priorizados mediante as possíveis complicações resultantes deste tratamento. Nesse sentido o objetivo desta revisão narrativa é compreender o papel do biomédico esteta frente às implicações e os efeitos adversos do uso do ácido hialurônico injetáveis em preenchimentos faciais. Existem uma variedade de reações adversas, abrangendo desde edema e equimose localizados até complicações mais sérias, como infecções e necrose tecidual. Ao destacar de forma criteriosa os efeitos adversos associados ao ácido hialurônico, este estudo proporciona uma visão abrangente dos riscos inerentes a essa intervenção estética. Tais informações são cruciais para embasar a prática do profissional biomédico esteta, permitindo a adoção de medidas preventivas e a seleção criteriosa de pacientes, visando minimizar tais efeitos e promover resultados seguros e satisfatórios. A presente discussão não apenas contribui para o aprimoramento da prática clínica, mas também preenche uma lacuna no corpo de conhecimento atual sobre os efeitos adversos do ácido hialurônico em procedimentos faciais. Com base em evidências sólidas, busca-se assim promover uma abordagem informada e responsável no contexto da estética biomédica.

Biografía del autor/a

Yandra Danielle da Silva Carvalho, Centro Universitário UniLS

Acadêmica do curso de Biomedicina do Centro Universitário UniLS. 

Amanda Dourado de Lucena, Centro Universitário UniLS

Acadêmica do curso de Biomedicina do Centro Universitário UniLS.

Andrea de Andrade Souza Costa, Centro Universitário UniLS

Especialista em Saúde Estética (NEPUGA), Bacharel em Ciências Biológicas (Centro Universitário de Brasília - UniCEUB), Docente do curso de Tecnologia em Estética e Cosmética do Centro Universitário UniLS. 

Ikaro Alves de Andrade, Centro Universitário UniLS

Mestre em Biologia Microbiana (Universidade de Brasília - UnB), Especialista em Microbiologia: Clínica, Ambiental e Alimentos (Centro Universitário Uninter - UNINTER). Docente nos cursos de Biomedicina e Farmácia do Centro Universitário UniLS. 

Publicado

2023-10-20

Cómo citar

Carvalho, Y. D. da S., Lucena, A. D. de, Costa, A. de A. S., & Andrade, I. A. de. (2023). EFEITOS ADVERSOS NO USO DO ÁCIDO HIALURÔNICO INJETÁVEL EM PREENCHIMENTOS FACIAIS: REVISÃO NARRATIVA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(9), 3169–3177. https://doi.org/10.51891/rease.v9i9.11480