O DIREITO À EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA – HISTÓRICO LEGISLATIVO: DA INVISIBILIDADE À LEI BRASILEIRA DE INCLUSÃO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA

Autores/as

  • Leonardo Gelatti Backes Faculdade CNEC Santo Ângelo

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i9.11440

Palabras clave:

Direito. Educação. Inclusão. Especial.

Resumen

O presente artigo trata do direito à educação especial e inclusiva, abordagem que busca um sistema educacional que garanta as condições de aprendizagem para todas as pessoas com deficiência, sem qualquer forma de segregação. O objetivo é traçar a evolução histórico-legislativa dessa abordagem, indicando os conceitos básicos e apontando os marcos normativos que avançaram na matéria até o estabelecimento de um novo paradigma da educação. Por meio de uma abordagem histórica e principalmente qualitativa, procedeu-se com pesquisa bibliográfica, por meio de livros e artigos, a fim de jogar luz sobre os desafios enfrentados pelas pessoas com deficiência na busca pelo reconhecimento do direito à educação em igualdade de condições, dentro de uma ideia de isonomia positiva, tanto em instituições educacionais públicas, quanto privadas.

Biografía del autor/a

Leonardo Gelatti Backes, Faculdade CNEC Santo Ângelo

Especialista em Direito Público pela Universidade Estácio de Sá e em Direitos Humanos pela Faculdade Focus. Bacharel em Direito pelo Instituto Cenecista de Ensino Superior de Santo Ângelo - CNEC/IESA.

Publicado

2023-10-23

Cómo citar

Backes, L. G. (2023). O DIREITO À EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA – HISTÓRICO LEGISLATIVO: DA INVISIBILIDADE À LEI BRASILEIRA DE INCLUSÃO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(9), 3294–3304. https://doi.org/10.51891/rease.v9i9.11440