A LEITURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores/as

  • Consuelo Conceição Ferreira Gomes INVEST
  • Helida Rose Castelo Branco Alves Faculdade Católica de Mato Grosso – FACC
  • Lucilene da Silva Ferreira
  • Silviane Márcia Curado Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i9.11387

Resumen

O desenvolvimento da leitura deve ser promovido desde cedo. A participação da família nesse processo é de extrema importância para a criança desenvolver o hábito da leitura. Caso esse primeiro contato com o mundo da leitura não ocorra no âmbito familiar, cabe à escola iniciar esse trabalho. A escola é um espaço de educação formal que pode fomentar a boa interpretação, a compreensão e o compromisso com o mundo da leitura. A importância e a necessidade da leitura são enfatizadas por muitos educadores e foco de pesquisas por pesquisadores. Nesse sentido, este projeto educativo tem como objetivo identificar a importância da leitura na primeira infância. É apresentada uma breve compreensão histórica da leitura e de como a leitura pode afetar a vida de uma criança, tendo o professor como facilitador do processo.

Biografía del autor/a

Consuelo Conceição Ferreira Gomes, INVEST

Graduada em Letras Português – Literatura pela Universidade do Estado de Mato Grosso – UNEMAT, Graduada em Pedagogia pela INVEST, Especialista em Alfabetização e Letramento pela INVEST.

Helida Rose Castelo Branco Alves, Faculdade Católica de Mato Grosso – FACC

Graduada em Pedagogia pelo Centro Universitário de Várzea Grande  - UNIVAG, Especialista em Educação Especial e o Atendimento Educacional Especializado pela Faculdade Católica de Mato Grosso – FACC.

Lucilene da Silva Ferreira

Graduada em Pedagogia e Ciências Biológicas, Especialista em Docência na Educação Infantil e Séries Iniciais, Especialista em Educação Especial e Inclusiva.

Silviane Márcia Curado, Universidade de São Paulo

Graduada em Pedagogia pelo Centro Universitário Várzea Grande  - UNIVAG, Especialista em Educação Infantil pela UNICID – Universidade de São Paulo.

Publicado

2023-10-13

Cómo citar

Gomes, C. C. F., Alves, H. R. C. B., Ferreira, L. da S., & Curado, S. M. (2023). A LEITURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(9), 2115–2121. https://doi.org/10.51891/rease.v9i9.11387