PERSPECTIVAS ABERTAS PELO INCREMENTO DE FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS AO ENSINO NO PERÍODO PANDÊMICO: UMA ANÁLISE A PARTIR DA ÓTICA DOCENTE

Autores/as

  • José Ronaldo Rodrigues de Oliveira Veni Creator Christian University
  • Shirley Maria Pereira Veni Creator Christian University
  • Maria Pricila Miranda dos Santos Veni Creator Christian University

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i9.11310

Palabras clave:

Ferramentas educacionais. Tecnologia. Ensino.

Resumen

O isolamento social experimentado com a pandemia da Covid 19 alargou distâncias e aprofundou ainda mais o abismo das disparidades sociais, em especial, em países como o Brasil, cuja desigualdade se expressa em quase todos os aspectos da vida. Não por acaso a educação sofreu forte impacto, legando a crianças e jovens considerável retrocesso que apenas não foi maior graças ao incremento de novas ferramentas educacionais à prática do ensino. Com vistas a essa questão, este artigo objetiva discutir a importância da tecnologia para o ensino e refletir sobre possibilidades abertas a partir da emergência sanitária recente. O texto se sustenta a partir da literatura e da aplicação de roteiros de entrevistas feitas a dois profissionais da área da educação, com idade, área de conhecimento e nível de ensino distintos, que lecionam nas cidades do Recife-PE e Vitória de Santo Antão-PE. A título de conclusão, são emitidos breves comentários sobre a importância do profissional da educação na condução do incremento tecnológico em sala de aula, assim como sobre o uso racional e consciente da tecnologia em favor do aprendizado discente. 

Biografía del autor/a

José Ronaldo Rodrigues de Oliveira, Veni Creator Christian University

Mestrando em Ciências da Educação pela Veni Creator Christian University. 

Shirley Maria Pereira, Veni Creator Christian University

Mestranda em Ciências da Educação pela Veni Creator Christian University. 

Maria Pricila Miranda dos Santos, Veni Creator Christian University

Doutora em Geografia pela UFPE. Professora da Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado) em Ciências da Educação pela Veni Creator Christian University.

Publicado

2023-10-11

Cómo citar

Oliveira, J. R. R. de, Pereira, S. M., & Santos, M. P. dos. (2023). PERSPECTIVAS ABERTAS PELO INCREMENTO DE FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS AO ENSINO NO PERÍODO PANDÊMICO: UMA ANÁLISE A PARTIR DA ÓTICA DOCENTE. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(9), 1848–1856. https://doi.org/10.51891/rease.v9i9.11310