ALGUNS CONCEITOS E CONTRIBUIÇÕES DE PIERRE BOURDIEU NO CAMPO EDUCACIONAL

https://doi.org/10.29327/211653.6.6-6

Autores/as

  • Rita Schane FARESC
  • Andrea Garcia Furtado FARESC
  • Roberta Ravaglio Gagno UNESPAR

Palabras clave:

Habitus. Campo. Capital. Capital Cultural. Violência Simbólica

Resumen

 Este artigo tem por objetivo refletir os conceitos de habitus, campo, capital, capital cultural e violência simbólica a luz dos escritos de Pierre Bourdieu, no campo educacional. O conceito de habitus discorre sobre a capacidade dos sentimentos, dos pensamentos e das ações dos indivíduos quanto à incorporação de determinada estrutura social. O campo representa um espaço no qual os confrontos legitimam as representações, considerando o poder simbólico como aquele que classifica os símbolos de acordo com a existência ou ausência de um código de valores, já o capital representa o acúmulo de forças que o indivíduo pode alcançar no campo. O artigo busca compreender como os indivíduos incorporam a estrutura social, legitimando-a e reproduzindo-a, por meio da instituição escolar, mais precisamente a partir da violência simbólica.

 

Biografía del autor/a

Rita Schane, FARESC

Mestre em Educação. Professora da FARESC. Curitiba – Paraná – Brasil.

Andrea Garcia Furtado, FARESC

Doutoranda em Educação. Professora da FARESC. Curitiba – Paraná – Brasil.

Roberta Ravaglio Gagno , UNESPAR

Doutora em Educação. Professora da UNESPAR. Curitiba – Paraná – Brasil.

Publicado

2020-06-30

Cómo citar

Schane, R. ., Garcia Furtado, A. ., & Ravaglio Gagno , . R. . (2020). ALGUNS CONCEITOS E CONTRIBUIÇÕES DE PIERRE BOURDIEU NO CAMPO EDUCACIONAL: https://doi.org/10.29327/211653.6.6-6. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 6(6), 62–69. Recuperado a partir de https://periodicorease.pro.br/rease/article/view/113