CÂNCER ESOFÁGICO: ESTUDO EPIDEMIOLÓGICO E FOLLOW UP DE PACIENTES OPERADOS

Autores/as

  • Ana Beatriz Nascimento Costa Universidade do Vale do Sapucaí
  • Pedro Pazini de Souza Chagas Universidade do Vale do Sapucaí
  • Rosângela Lucinda Rocha Monteiro Universidade do Vale do Sapucaí

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i9.11295

Palabras clave:

Câncer. Esôfago. Tabagismo. alimentos industrializados. Vegetais. Neoplasias.

Resumen

O câncer de esôfago, possui uma taxa de mortalidade muito próxima de sua taxa de incidência e vem constantemente sendo relacionado aos hábitos de vida do paciente. Ao traçar um perfil epidemiológico dos pacientes acometidos com a doença, busca-se evidenciar fatores e grupos de risco no Sul de Minas Gerais e comparar com os itens expostos na literatura. Trata-se de um estudo descritivo, observacional e transversal, realizado com 50 pacientes, através de entrevistas e análise de prontuários, com abordagem qualitativa e intencional dos dados, cuja coleta foi realizada no Hospital das Clínicas Samuel Libânio de Pouso Alegre e no Hospital Bom Pastor de Varginha, no Estado de Minas Gerais. O perfil epidemiológico obtido foi de maioria do sexo masculino, maiores de 60 anos, branco, com renda < 1,5 Salários mínimos, ensino fundamental incompleto e como profissão, lavrador. Assim como na literatura, a incidência do CA de esôfago foi maior no sexo masculino, > 51 anos, que consomem cafeína, bebidas quentes, álcool e são tabagistas. Com relação aos compostos nitrosos, presentes nos alimentos em conserva, eles não influenciaram na incidência do CA, sendo interpretado como um fator menos impactante na região estudada. Comparando o consumo de vegetais verdes, os resultados foram de encontro ao que se evidencia na literatura, não se apresentando como um real fator de proteção. A maioria dos pacientes persistiu com o uso dos fatores de risco após o diagnóstico e início do tratamento, mostrando a ineficácia dos meios de conscientização e prevenção aplicados a esses pacientes.

Biografía del autor/a

Ana Beatriz Nascimento Costa, Universidade do Vale do Sapucaí

Graduação em Medicina pela Universidade do Vale do Sapucaí. Residência em Clínica Médica pelo Hospital Municipal de Contagem. 

Pedro Pazini de Souza Chagas, Universidade do Vale do Sapucaí

Graduação em medicina pela Universidade do Vale do Sapucaí. 

Rosângela Lucinda Rocha Monteiro, Universidade do Vale do Sapucaí

Doutorado em Ciências da Cirurgia na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Graduação em MEDICINA pela Universidade do Vale do Sapucaí.

Publicado

2023-10-06

Cómo citar

Costa, A. B. N., Chagas, P. P. de S., & Monteiro, R. L. R. (2023). CÂNCER ESOFÁGICO: ESTUDO EPIDEMIOLÓGICO E FOLLOW UP DE PACIENTES OPERADOS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(9), 1193–1198. https://doi.org/10.51891/rease.v9i9.11295