O DESAFIO DA PRÁTICA INTERDISCIPLINAR NO ENSINO AOS ALUNOS COM NECESSIDADES ESPECIAIS COM DEFICIÊNCIA NA APRENDIZAGEM

Autores/as

  • Edna Ferreira da Silva Marinho Veni Creator Christian University
  • Flávio Carreiro de Santana Veni Creator Christian University

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i9.11279

Palabras clave:

Alunos. Alfabetizar. Interdisciplinaridade. Professores.

Resumen

Este trabalho de pesquisa faz uma abordagem sobre o desafio de ensinar aos alunos especiais com deficiência na aprendizagem, por perceber que um número significante deles sequer é alfabetizado, e destaca os principais fatores que corroboram para esse déficit no ensino. Defende a interdisciplinaridade como uma metodologia transformadora e, portanto, importante instrumento para subsidiar os professores no ato de alfabetizar e/ou letrar os educandos, visto que deseja sua autonomia. Discorre sobre possíveis soluções às nossas inquietações, tendo como respaldo pesquisas bibliográficas, e entrevistas com profissionais da educação e ligados a ela. Ao final das pesquisas, constata que o desafio no processo de ensinar aos alunos com necessidades especiais com deficiência na aprendizagem é bem maior do que o esperado, pois envolve várias instâncias, mas que é preciso continuar tentando para atingir os nossos objetivos: alfabetizar e formar cidadãos autônomos.

Biografía del autor/a

Edna Ferreira da Silva Marinho, Veni Creator Christian University

Mestranda da Veni Creator Christian University, Licenciatura Plena em Letras e Pós- graduada em Língua Portuguesa - Visão Interdisciplinar, Faculdade de Formação de Professores de Belo Jardim (FABEJA). 

Flávio Carreiro de Santana, Veni Creator Christian University

Professor Dr. Orientador do mestrado- Veni Creator Christian University.

Publicado

2023-10-10

Cómo citar

Marinho, E. F. da S., & Santana, F. C. de. (2023). O DESAFIO DA PRÁTICA INTERDISCIPLINAR NO ENSINO AOS ALUNOS COM NECESSIDADES ESPECIAIS COM DEFICIÊNCIA NA APRENDIZAGEM. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(9), 1530–1542. https://doi.org/10.51891/rease.v9i9.11279