O USO DE PESCADO NA MERENDA ESCOLAR BRASILEIRA: UMA REVISÃO

Autores/as

  • Keila Cristina de Souza Cornélio Policlínica Governador Gilberto Mestrinho Manaus
  • Joana Paula de Souza Cornélio Universidade Estadual de Santa Cruz

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v1i2.11101

Palabras clave:

alimentação escolar, hábitos alimentares, crianças, tecnologia do pescado.

Resumen

A inclusão do pescado na alimentação de crianças pode auxiliar no combate de doenças crônicas degenerativas, além de modificar os hábitos alimentares e promover uma alimentação saudável. Assim, o objetivo deste estudo foi revisar o estado da arte das pesquisas que avaliaram a inserção do pescado na merenda escolar no Brasil, identificando as espécies utilizadas, as formas de preparo, os avanços e desafios. O estudo trata-se de uma revisão narrativa da literatura, onde as buscas ocorreram nas bases de dados Scielo e Scopus, além da ferramenta do Google Acadêmico. Foram considerados critérios de inclusão, os artigos, livros, dissertações e teses, disponíveis eletronicamente na íntegra, gratuitamente, cujas pesquisas avaliaram o uso de peixes na alimentação escolar no Brasil, nos idiomas português, inglês e espanhol. O período da publicação não foi inserido com critério de escolha. Excluíram-se os artigos repetidos em mais de uma base, bem como monografias. Os resultados demonstraram que os estudos consistiram em avaliação da aceitabilidade do pescado ofertado de diferentes formas, além de relatos de experiência onde foram utilizada metodologia lúdica, para promover o consumo de pescado em escolares. As espécies de peixes utilizadas nos estudos foram tilápia do Nilo (Oreochromis niloticus); carpa (Cyprinus carpio); pacu (Piaractus mesopotamicus); anchoita (Engraulis anchoita); pirarucu (Arapaima gigas); curimatã (Prochilodus  nigricans). As formas de preparo do pescado ofertado aos estudantes foram canja e caldo de pescado defumado; molho, almondegas e fishburguers. Os estudantes apreciaram o uso de pescado na merenda escolar, contudo, novos trabalhos neste contexto devem ser realizados, sobretudo, com espécies de peixes nativas e com diferentes tecnologias de beneficiamento do pescado.

Publicado

2024-01-03

Cómo citar

Cornélio, K. C. de S., & Cornélio, J. P. de S. (2024). O USO DE PESCADO NA MERENDA ESCOLAR BRASILEIRA: UMA REVISÃO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 1(2), 512–519. https://doi.org/10.51891/rease.v1i2.11101