O PAPEL DAS TDICS NA COMPREENSÃO E MOTIVAÇÃO DOS ALUNOS DO 8º ANO EM MATEMÁTICA

Autores/as

  • Ian Andrew de Andrade Rodrigues Universidade do Estado do Amazonas
  • Dahlin Lopes Maia Universidade do Estado do Amazonas
  • Rychakison Lima de Castro Universidade do Estado do Amazonas

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i8.11068

Palabras clave:

TDICs. Aprendizado Interativo. Educação Matemática.

Resumen

A incorporação das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) na educação é crucial para atender à geração de estudantes imersos na tecnologia. No entanto, essa integração deve ser estratégica e pedagogicamente eficaz, evitando tornar-se superficial. Este artigo discute a importância das TDICs na educação, com foco no ensino de Matemática. O objetivo da pesquisa foi analisar como a integração das TDICs, representadas pelas ferramentas Brasil Escola, GeoGebra e Solumaths, pode melhorar a experiência de aprendizado dos alunos. A metodologia adotada foi qualitativa, utilizando questionários semiabertos para coletar dados de uma turma do 8º ano do ensino fundamental de uma escola estadual do município de Lábrea-AM. As descobertas deste estudo revelaram que a integração eficaz das TDICs enriquece significativamente a experiência de aprendizado dos alunos em Matemática. Essas descobertas enfatizam a relevância de adotar abordagens inovadoras no ensino, incorporando as TDICs. É fundamental explorar essas ferramentas tecnológicas para aprimorar a experiência de aprendizado dos alunos, aproveitando os recursos tecnológicos com os quais eles já estão familiarizados.

Biografía del autor/a

Ian Andrew de Andrade Rodrigues, Universidade do Estado do Amazonas

Graduando do Curso de Licenciatura em Computação pela UEA. 

Dahlin Lopes Maia, Universidade do Estado do Amazonas

Graduando do Curso de Licenciatura em Computação pela UEA. 

Rychakison Lima de Castro, Universidade do Estado do Amazonas

Graduando do Curso de Licenciatura em Computação pela UEA. 

Publicado

2023-09-22

Cómo citar

Rodrigues, I. A. de A., Maia, D. L., & Castro, R. L. de. (2023). O PAPEL DAS TDICS NA COMPREENSÃO E MOTIVAÇÃO DOS ALUNOS DO 8º ANO EM MATEMÁTICA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(8), 2335–2352. https://doi.org/10.51891/rease.v9i8.11068