EXPLORANDO A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NO ENSINO MÉDIO: INTRODUÇÃO À IA COM ALUNOS DO 1º UTILIZANDO A PLATAFORMA CODE.ORG

Autores/as

  • Josué arruda Cavalcante Universidade do Estado do Amazonas
  • Francisco Flores Nazário Universidade do Estado do Amazonas
  • Adriano de Souza Malagueta Universidade do Estado do Amazonas
  • João da Mata Libório Filho Universidade Federal do Estado do Amazonas

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i8.11050

Palabras clave:

Estágio supervisionado. Ensino médio. Cultura digital. Inteligência artificial. Plataforma Code.org. Questionário. Educação digital. Recursos educacionais.

Resumen

Este estudo aborda a disciplina de Cultura Digital e explora a utilização da inteligência artificial (IA) como parte do currículo. A plataforma Code.org foi escolhida como ferramenta para o ensino prático de conceitos de IA. A coleta de dados foi realizada por meio de um questionário aplicado imediatamente após a aplicação da aula. O objetivo foi avaliar a percepção dos alunos em relação à utilização da IA e da plataforma Code.org como recursos educacionais. Os resultados indicaram que a combinação da disciplina de Cultura Digital, inteligência artificial e a plataforma Code.org foi bem recebida pelos alunos, que demonstraram interesse e compreensão dos conceitos apresentados. Esse estudo destaca a importância da IA utilizando recursos como a plataforma Code.org, para promover a educação digital e despertar o interesse dos alunos para as demandas do mundo digital em constante evolução.

Biografía del autor/a

Josué arruda Cavalcante, Universidade do Estado do Amazonas

Acadêmico de Licenciatura em Computação, Universidade do Estado do Amazonas - UEA.

Francisco Flores Nazário, Universidade do Estado do Amazonas

Acadêmico de Licenciatura em Computação, Universidade do Estado do Amazonas - UEA.

Adriano de Souza Malagueta, Universidade do Estado do Amazonas

Acadêmico de Licenciatura em Computação, Universidade do Estado do Amazonas - UEA.

João da Mata Libório Filho, Universidade Federal do Estado do Amazonas

Doutorado em informática, Universidade Federal do Estado do Amazonas - UFAM.

Publicado

2023-09-22

Cómo citar

Cavalcante, J. arruda, Nazário, F. F., Malagueta, A. de S., & Libório Filho, J. da M. (2023). EXPLORANDO A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NO ENSINO MÉDIO: INTRODUÇÃO À IA COM ALUNOS DO 1º UTILIZANDO A PLATAFORMA CODE.ORG. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(8), 2364–2385. https://doi.org/10.51891/rease.v9i8.11050