“MODUS 1 MR. HOLMES”, UMA FERRAMENTA DE AUXÍLIO AO ESTUDANTE/PESQUISADOR NA FASE DE BUSCA DO REFERENCIAL TEÓRICO

Autores/as

  • Theresa Christine Filgueiras Russo Aragão Governo do Estado do Ceará
  • Antônio Wellington de Souza Costa Universidad Del Sol
  • Francisco Jose Filgueiras Russo Universidad Del Sol
  • Márcia Régia Ximenes Albuquerque Universidad Del Sol
  • João Martins Aragão Filho Universidade Estadual do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i8.11045

Palabras clave:

Busca. Referencial teórico. Ferramenta. Pesquisa. Método científico.

Resumen

Pesquisadores/estudante necessitam de boas estratégias didáticas para organizar as etapas de uma pesquisa quer seja no âmbito escolar ou no âmbito acadêmico. A escolha do tema, o desenvolvimento do problema e os modos de busca da base teórica, entre outras etapas metodológicas inerentes à pesquisa científica são ações que requerem destreza, disciplina e tempo hábil. Nesse sentido, ferramentas que venham a colaborar com esse labor, de forma que facilitem e melhorem a eficácia dos procedimentos em pesquisa são bastante significantes. O presente artigo comunica e apresenta uma ferramenta denominada “Modus 1 Mr. Holms” (desenvolvida pelos autores), tendo por objetivo facilitar o processo do trabalho de um pesquisador que faz uso do método científico.  A “Modus 1 Mr. Holmes” se apresenta no formato de uma ferramenta simples e de fácil acesso, capaz de auxiliar o estudante/investigador na busca e seleção de livros, artigos, documentos, sites e outros instrumentos na fase da busca da base teórica. Dessa forma, a referida ferramenta consiste em um primeiro plano em uma ferramenta de busca, seleção, coleta e organização de informações contidas em bancos incubadores de referências. Conceitos de pesquisa, problema/tema, hipótese, pesquisa qualitativa, pesquisa quantitativa e referencial teórico foram explanados em Ezequiel Ander-Egg (1977); Asti Vera (1979); Rodrigues (2007); Lakatos e Marconi (2000) e Gil (2002), entre outros.

Biografía del autor/a

Theresa Christine Filgueiras Russo Aragão, Governo do Estado do Ceará

Profa. Dra. em Bioquímica e Biologia Molecular. Universidade Federal do Ceará. Universidade Estadual do Ceará. Governo do Estado do Ceará.

Antônio Wellington de Souza Costa, Universidad Del Sol

Professor lotado na Rede de Ensino Público do Estado do Ceará, Brasil. Geógrafo graduado na Universidade Estadual do Ceará, Brasil. Mestre em Ciências da Educação, Universidade São Carlos, Paraguay. Doutor em Ciências da Educação, Universidade Interamericana do Paraguay. Doutor em Educação, Universidad Del Sol, Paraguay.

Francisco Jose Filgueiras Russo, Universidad Del Sol

Professor lotado na Rede de Ensino Público do Estado do Ceará, Brasil. Geógrafo graduado na Universidade Estadual do Ceará, Brasil. Doutor em Geografia, Universidade Estadual do Ceará, Brasil. Doutor em Educação, Universidad Del Sol, Paraguay.

Márcia Régia Ximenes Albuquerque, Universidad Del Sol

Professora lotada na Rede de Ensino Público do Estado do Ceará, Brasil. Especialista em psicopedagogia, Universidade do Vale do Acaraú, UVA, Ceará, Brasil. Mestra em Ciências da Educação, Universidade Interamericana do Paraguay, Doutora em Ciências da Educação, Universidad Del Sol, Paraguay.

João Martins Aragão Filho, Universidade Estadual do Ceará

Estudante do Curso de Nutrição da Universidade Estadual do Ceará, Brasil.

Publicado

2023-09-28

Cómo citar

Aragão, T. C. F. R., Costa, A. W. de S., Russo, F. J. F., Albuquerque, M. R. X., & Aragão Filho, J. M. (2023). “MODUS 1 MR. HOLMES”, UMA FERRAMENTA DE AUXÍLIO AO ESTUDANTE/PESQUISADOR NA FASE DE BUSCA DO REFERENCIAL TEÓRICO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(8), 2876–2889. https://doi.org/10.51891/rease.v9i8.11045