TIC NA EDUCAÇÃO E JUSTIÇA SOCIAL: EQUIDADE TECNOLÓGICA EM FACE DOS NOVOS CONTEXTOS E INTERCONEXÕES DE SABERES NO ENSINO-APRENDIZAGEM

Autores/as

  • Kátia Rosilene Ramalho da Costa Veni Creator Christian University
  • Luiz Antônio Santana da Silva Veni Creator Christian University,

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i8.11024

Palabras clave:

TIC. Equidade. Inclusão digital. Políticas Públicas. Justiça Social.

Resumen

A presente atividade avaliativa reporta-se à pesquisa de estudo de campo sobre a temática das TIC- Tecnologias da Comunicação e Informação na educação e Justiça Social: equidade tecnológica em face dos novos contextos e interconexões de saberes no ensino-aprendizagem. Logo, pesquisar os desafios e avanços provenientes da educação remota e o uso das ferramentas digitais, a partir da prática e perspectivas dos docentes entrevistados, sob à análise do conteúdo comparativa, através da inclusão digital, na educação atual. Discute-se as implementações das políticas públicas para a democratização tecnológica, a fim de fortalecer o sistema educacional. Objetiva-se realizar o tratamento dos resultados, inferência e análise crítica, a respeito da sociedade em rede e os novos paradigmas da educação, através da tecnologia, de modo que os obstáculos do pragmatismo didático-pedagógico, do modelo tradicional, impulsionem um ensino renovado, articulado, dinâmico, solidário e inclusivo, para a conexão dos saberes e justiça social. A metodologia utilizada será a pesquisa de estudo de campo, assim desenvolvida: quanto aos objetivos, pela pesquisa exploratória, por envolver levantamento bibliográfico, e descritiva, pela utilização do instrumento de coleta de dados, através de um questionário, contendo dez perguntas, de abordagem qualitativa e quantitativa. Os procedimentos técnicos serão por consulta bibliográfica, mediante leitura de livros, artigos científicos, acadêmicos, etc. Espera-se que seja possível identificar os desafios e os avanços da prática pedagógica, em face da iminente necessidade da inclusão digital, conforme análise das respostas, produzidas pelos educadores entrevistados, devendo contribuir para os debates e os estudos acadêmicos.

 

Biografía del autor/a

Kátia Rosilene Ramalho da Costa, Veni Creator Christian University

Discente regularmente matriculada no curso de Mestrado em Ciências da Educação, promovido pela Veni Creator Christian University, desde setembro/2022. 

Luiz Antônio Santana da Silva, Veni Creator Christian University,

Discente regularmente matriculado no curso de Mestrado em Ciências da Educação, promovido pela Veni Creator Christian University, desde setembro/2022.

Publicado

2023-09-20

Cómo citar

Costa, K. R. R. da, & Silva, L. A. S. da. (2023). TIC NA EDUCAÇÃO E JUSTIÇA SOCIAL: EQUIDADE TECNOLÓGICA EM FACE DOS NOVOS CONTEXTOS E INTERCONEXÕES DE SABERES NO ENSINO-APRENDIZAGEM. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(8), 2031–2049. https://doi.org/10.51891/rease.v9i8.11024