TIC NA EDUCAÇÃO E JUSTIÇA SOCIAL: EQUIDADE TECNOLÓGICA EM FACE DOS NOVOS CONTEXTOS E INTERCONEXÕES DE SABERES NO ENSINO-APRENDIZAGEM
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v9i8.11024Palabras clave:
TIC. Equidade. Inclusão digital. Políticas Públicas. Justiça Social.Resumen
A presente atividade avaliativa reporta-se à pesquisa de estudo de campo sobre a temática das TIC- Tecnologias da Comunicação e Informação na educação e Justiça Social: equidade tecnológica em face dos novos contextos e interconexões de saberes no ensino-aprendizagem. Logo, pesquisar os desafios e avanços provenientes da educação remota e o uso das ferramentas digitais, a partir da prática e perspectivas dos docentes entrevistados, sob à análise do conteúdo comparativa, através da inclusão digital, na educação atual. Discute-se as implementações das políticas públicas para a democratização tecnológica, a fim de fortalecer o sistema educacional. Objetiva-se realizar o tratamento dos resultados, inferência e análise crítica, a respeito da sociedade em rede e os novos paradigmas da educação, através da tecnologia, de modo que os obstáculos do pragmatismo didático-pedagógico, do modelo tradicional, impulsionem um ensino renovado, articulado, dinâmico, solidário e inclusivo, para a conexão dos saberes e justiça social. A metodologia utilizada será a pesquisa de estudo de campo, assim desenvolvida: quanto aos objetivos, pela pesquisa exploratória, por envolver levantamento bibliográfico, e descritiva, pela utilização do instrumento de coleta de dados, através de um questionário, contendo dez perguntas, de abordagem qualitativa e quantitativa. Os procedimentos técnicos serão por consulta bibliográfica, mediante leitura de livros, artigos científicos, acadêmicos, etc. Espera-se que seja possível identificar os desafios e os avanços da prática pedagógica, em face da iminente necessidade da inclusão digital, conforme análise das respostas, produzidas pelos educadores entrevistados, devendo contribuir para os debates e os estudos acadêmicos.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Categorías
Licencia
Atribuição CC BY