DESFECHOS CLÍNICOS DA PNEUMONIA DA COMUNIDADE EM CRIANÇAS NO BRASIL: UMA REVISÃO INTEGRATIVA

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i8.10991

Palabras clave:

Pneumonia. Criança. Fatores de risco.

Resumen

Objetivo: identificar na literatura científica as características clínicas gerais da pneumonia adquirida na comunidade em crianças e adolescentes hospitalizados. Método: revisão integrativa, cujos critérios de elegibilidade dos artigos foram: corresponder aos descritores: “Pneumonia”; “Criança”; “Fatores de risco”, ser artigo de pesquisa; estar no idioma português e inglês; estar disponível eletronicamente nas bases de dados BVS (Biblioteca Virtual em Saúde) e as fontes de dados Scientific Eletronic Library onLine (SciELO) e ano de publicação referente ao período de 2013 a 2023. Resultados: encontraram-se 10 publicações expressivas. A análise ocorreu mediante leituras analíticas e interpretativas. A importância da abordagem clínica efetiva no diagnóstico para o tratamento eficaz da pneumonia em crianças e os fatores que afetam a qualidade de vida das crianças e adolescentes. Considerações finais: Destacaram-se as práticas de auto cuidado e a abordagem correta para o controle dos sinais clínicos e a variedade de elementos. Descritores: “Pneumonia”; “Criança”; “Fatores de risco”. Objective: to identify in the scientific literature the general clinical characteristics of community-acquired pneumonia in hospitalized children and adolescents. Method: integrative review, whose eligibility criteria for the articles were: corresponding to the descriptors: “Pneumonia”; "Child"; “Risk factors”, be a research article; be in Portuguese and English; be electronically available in the VHL databases (Virtual Health Library) and the Scientific Electronic Library onLine (SciELO) data sources and year of publication referring to the period from 2013 to 2023. Results: 10 significant publications were found. The analysis took place through analytical and interpretive readings. The importance of an effective clinical approach in the diagnosis for the effective treatment of pneumonia in children and the factors that affect the quality of life of children and adolescents. Final considerations: Self-care practices and the correct approach to control clinical signs and the variety of elements were highlighted.

Biografía del autor/a

Alberto Flávio Felix Paredes, Faculdade de Ciências Médicas de Campina Grande

Graduado em Medicina- Faculdade de Ciências Médicas de Campina Grande – PB. https://orcid.org/0009-0006-4833-2911

Felipe Henrique de Holanda Cavalcante, Universidade Federal da Paraíba

Graduado em Medicina-  Universidade Federal da Paraíba. https://orcid: 0009-0009-5527-8601.

Flávia Felix Paredes, Faculdade de Medicina Nova Esperança

Graduada em Medicina- Faculdade de Medicina Nova Esperança – PB. https://orcid.org/0009-0007-2590-4400

José Ribamar Alves Júnior Mauriz, Faculdade Unifacisa

Graduado em Medicina-  Faculdade Unifacisa – Campina Grande – PB. https://orcid.org/0009-0000-7600-1825

Vanessa Teixeira Di Lorenzo, Faculdade de Ciências Médicas da Paraíba

Graduado em Medicina- Faculdade de Ciências Médicas da Paraíba. https://orcid.org/ 0009-0000-0239-0354.

Iara Cristina Rodrigues Gomes, Universitário Maurício de Nassau

Graduanda em enfermagem- Universitário Maurício de Nassau – Caruaru - PE https://orcid.org/0000-0003-2430-4394

Sidrayton Pereira do Nascimento, Estacio - IDOMES

Graduando em Medicina- Faculdade Estácio – IDOMED – Juazeiro BA – Brasil.  https://orcid.org/0000-0002-6321-6138.

Igina Giordana Fernandes França da Silva, Universidade Federal do Vale do São Francisco – UNIVASF

Graduada em Medicina pela Universidade Federal do Vale do São Francisco – UNIVASF. https://orcid.org/0009-0006-8778-3010

Publicado

2023-09-13

Cómo citar

Paredes, A. F. F., Cavalcante, F. H. de H., Paredes, F. F., Mauriz, J. R. A. J., Lorenzo, V. T. D., Gomes, I. C. R., … Silva, I. G. F. F. da. (2023). DESFECHOS CLÍNICOS DA PNEUMONIA DA COMUNIDADE EM CRIANÇAS NO BRASIL: UMA REVISÃO INTEGRATIVA . Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(8), 1476–1483. https://doi.org/10.51891/rease.v9i8.10991