DESAFIOS NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INCLUSIVAS NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E ALFABETIZAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v9i8.10922Palabras clave:
Inclusão. Práticas Pedagógicas. Alfabetização/Alfabetização.Resumen
Embora estejamos diante de um cenário desafiador, as práticas pedagógicas e as atividades trabalhadas com alunos com necessidades especiais, quando se trata de alfabetização e leitura, passam por diversos obstáculos, que vão desde o acolhimento até a formação de educadores e colaboradores que precisam adaptar-se às novas necessidades dos alunos. Cabe à escola adequar-se às demandas dos alunos que chegam com suas limitações, sejam elas físicas ou intelectuais, colocando o educador em novos desafios para incluir esse indivíduo dentro das atividades de aprendizagem escolar. Neste contexto, surge a seguinte questão: Que recursos ou ferramentas os educadores podem ter para enfrentar os desafios da inclusão no processo de alfabetização e alfabetização? Portanto, a educação inclusiva passa a abordar como a escola regular tem aplicado e avaliado suas práticas pedagógicas pensadas na perspectiva da inclusão, compreendendo melhor suas normas, metodologias, ações, diretrizes e orientações curriculares que podem ser desenvolvidas durante o ano letivo. Este artigo trata-se de uma pesquisa bibliográfica, de natureza descritiva e abordagem qualitativa. As fontes utilizadas foram scielo e scirus. Foram utilizados como fonte: livros, artigos, dissertações e teses de sites científicos. Dentre os resultados retratados neste artigo temos: processo de adequação curricular por meio do Projeto Político Pedagógico, estratégias didático-pedagógicas, formação de professores, além de espaços alternativos como bibliotecas, para motivar os alunos em sua aprendizagem. Assim, constatou-se que a construção de novas práticas pedagógicas pode auxiliar na inclusão de alunos com necessidades especiais, respeitando seus desejos, necessidades e potencialidades.
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