DESAFIOS NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INCLUSIVAS NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E ALFABETIZAÇÃO

Autores/as

  • Elizabete Maria Goncalves Tabosa Medeiros Christian Business School
  • Luciana Maria Tabosa de Lima Christian Business School
  • Margarete Maria Goncalves Tabosa de Oliveira Christian Business School
  • Diógenes José Gusmão Coutinho UFPE

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i8.10922

Palabras clave:

Inclusão. Práticas Pedagógicas. Alfabetização/Alfabetização.

Resumen

Embora estejamos diante de um cenário desafiador, as práticas pedagógicas e as atividades trabalhadas com alunos com necessidades especiais, quando se trata de alfabetização e leitura, passam por diversos obstáculos, que vão desde o acolhimento até a formação de educadores e colaboradores que precisam adaptar-se às novas necessidades dos alunos. Cabe à escola adequar-se às demandas dos alunos que chegam com suas limitações, sejam elas físicas ou intelectuais, colocando o educador em novos desafios para incluir esse indivíduo dentro das atividades de aprendizagem escolar. Neste contexto, surge a seguinte questão: Que recursos ou ferramentas os educadores podem ter para enfrentar os desafios da inclusão no processo de alfabetização e alfabetização? Portanto, a educação inclusiva passa a abordar como a escola regular tem aplicado e avaliado suas práticas pedagógicas pensadas na perspectiva da inclusão, compreendendo melhor suas normas, metodologias, ações, diretrizes e orientações curriculares que podem ser desenvolvidas durante o ano letivo. Este artigo trata-se de uma pesquisa bibliográfica, de natureza descritiva e abordagem qualitativa. As fontes utilizadas foram scielo e scirus. Foram utilizados como fonte: livros, artigos, dissertações e teses de sites científicos. Dentre os resultados retratados neste artigo temos: processo de adequação curricular por meio do Projeto Político Pedagógico, estratégias didático-pedagógicas, formação de professores, além de espaços alternativos como bibliotecas, para motivar os alunos em sua aprendizagem. Assim, constatou-se que a construção de novas práticas pedagógicas pode auxiliar na inclusão de alunos com necessidades especiais, respeitando seus desejos, necessidades e potencialidades.

Biografía del autor/a

Elizabete Maria Goncalves Tabosa Medeiros, Christian Business School

Mestranda em Ciências da Educação CBS, Christian Business School.

Luciana Maria Tabosa de Lima, Christian Business School

Doutora em Ciências da Educação CBS, Christian Business School.

Margarete Maria Goncalves Tabosa de Oliveira, Christian Business School

Doutora em Ciências da Educação CBS, Christian Business School.

Diógenes José Gusmão Coutinho, UFPE

Doutor em Biologia pela UFPE. 

Publicado

2023-09-06

Cómo citar

Medeiros, E. M. G. T., Lima, L. M. T. de, Oliveira, M. M. G. T. de, & Coutinho, D. J. G. (2023). DESAFIOS NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INCLUSIVAS NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E ALFABETIZAÇÃO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(8), 672–688. https://doi.org/10.51891/rease.v9i8.10922