O POTENCIAL DO ARDUINO UNO NA DISCIPLINA DE PROJETOS DE VIDA PARA ALUNOS DOS 2ªANOS DO ENSINO MÉDIO

Autores/as

  • Dahlin Lopes Maia Universidade do Estado do Amazonas- UEA
  • Ivângela Lopes da Silva UNINA
  • Ian Andrew de Andrade Universidade do Estado do Amazonas- UEA
  • Rosenilde Soares da Silva Universidade Federal de Juiz de Fora

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i8.10921

Palabras clave:

Arduino Uno. Projetos de vida. Educação. Programação. Ferramenta educacional.

Resumen

Neste artigo, abordamos uma análise sobre o potencial educacional do Arduino Uno na disciplina de Projetos de Vida. O propósito deste estudo é oferecer aos estudantes a oportunidade de conceber projetos personalizados que unem teoria e prática de maneira harmoniosa. Exploramos as capacidades e recursos primordiais do Arduino Uno, desde a fase inicial de configuração até a programação e interligação de elementos. Os resultados evidenciam que a implementação do Arduino Uno fomenta uma abordagem concreta e contextualizada no âmbito de Projetos de Vida. Isso possibilita aos alunos a vivência do processo de transformação de ideias em realizações palpáveis, aplicando conceitos teóricos em empreendimentos concretos. Esta abordagem individualizada incentiva os estudantes a se envolverem de maneira mais profunda com o conteúdo da disciplina.

Biografía del autor/a

Dahlin Lopes Maia, Universidade do Estado do Amazonas- UEA

Graduando do Curso de Licenciatura em Computação pela UEA. 

Ivângela Lopes da Silva, UNINA

Formada em Licenciatura e Bacharelado em Educação Física- UEA, Especialista em Educação Física Escolar - UNINA. 

Ian Andrew de Andrade, Universidade do Estado do Amazonas- UEA

Graduando do Curso de Licenciatura em Computação pela UEA. 

Rosenilde Soares da Silva, Universidade Federal de Juiz de Fora

Mestra em Gestão e Avaliação da Educação Pública pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Orientadora. 

Publicado

2023-09-11

Cómo citar

Maia, D. L., Silva, I. da, Andrade, I. A. de, & Silva, R. S. da. (2023). O POTENCIAL DO ARDUINO UNO NA DISCIPLINA DE PROJETOS DE VIDA PARA ALUNOS DOS 2ªANOS DO ENSINO MÉDIO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(8), 1087–1097. https://doi.org/10.51891/rease.v9i8.10921