CULTURA ORGANIZACIONAL: ORIGEM, MANUTENÇÃO E INFLUÊNCIAS. RELATO DE UM ESTÁGIO EM PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL

Autores/as

  • Natan da Silva Pedroso UniEnsino
  • Dirce Regina Lobo dos Santos UniEnsino
  • Maria José Pedro Francisconi UniEnsino
  • Lilian Lima Bonfim Costa Schnaider UniEnsino
  • Diego da Silva UniEnsino
  • Regina Maria Machado UniEnsino

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i8.10831

Palabras clave:

Valores. Identidade. Empresa familiar. Padrões. Fenômenos culturais.

Resumen

A produção apresenta e se debruça sobre questões relacionadas aos eventos culturais dentro de uma empresa e, principalmente, a formação da cultura no íntimo de uma organização familiar e de pequeno porte. A pesquisa também debate e contempla os impactos diretos da cultura no comportamento e satisfação dos colaboradores, como essa série de predisposições influenciarão na posição da empresa, na atração de clientes e de novos funcionários. Assim como todos os fenômenos e representações culturais, nos mais diversos contextos, é importante pensar o impacto, o poder de influência e apresentar as possíveis intercorrências identificadas durante essa jornada de, manutenção, repasse e transmissão da cultura organizacional.

Biografía del autor/a

Natan da Silva Pedroso, UniEnsino

Aluno de psicologia da UniEnsino. 

Dirce Regina Lobo dos Santos, UniEnsino

Aluna de psicologia da UniEnsino. 

Maria José Pedro Francisconi, UniEnsino

Aluna de psicologia da UniEnsino. 

Lilian Lima Bonfim Costa Schnaider, UniEnsino

Aluna de psicologia da UniEnsino.

Diego da Silva, UniEnsino

Professor Mestre e orientador do estágio em psicologia da UniEnsino. 

Regina Maria Machado, UniEnsino

Professora Mestra e orientadora do estágio em psicologia da UniEnsino. 

Publicado

2023-09-08

Cómo citar

Pedroso, N. da S., Santos, D. R. L. dos, Francisconi, M. J. P., Schnaider, L. L. B. C., Silva, D. da, & Machado, R. M. (2023). CULTURA ORGANIZACIONAL: ORIGEM, MANUTENÇÃO E INFLUÊNCIAS. RELATO DE UM ESTÁGIO EM PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(8), 819–831. https://doi.org/10.51891/rease.v9i8.10831