ANÁLISE DE CUSTOS E RENTABILIDADE DA ATIVIDADE LEITEIRA EM UMA PROPRIEDADE FAMILIAR

Autores/as

  • Guilherme Labiak Universidade Estadual do Centro-Oeste – UNICENTRO
  • Telma Regina Stroparo Universidade, Estadual do Centro-Oeste – UNICENTRO

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i7.10767

Palabras clave:

Atividade Leiteira. Viabilidade Financeira. Agricultura Familiar.

Resumen

Com objetivo de analisar os custos e a rentabilidade da atividade leiteira em uma pequena propriedade familiar, localizada no interior do Município de Prudentópolis/PR, a presente pesquisa caracteriza-se metodologicamente como aplicada, exploratória-descritiva, com abordagem qualitativa e quantitativa, bibliográfica, documental e estudo de caso. Utilizou se a técnica de observação e dados ex-post-factos. Os resultados encontrados corroboram a relevância dos controles de custos bem como as análises de lucratividade da atividade leiteira. Especificamente, sobre a propriedade estudada, verificou-se a existência de retorno líquido da atividade em aproximadamente 16,53% e lucro de 24,76% da receita bruta, confirmando a tese de que a atividade leiteira apresenta-se como uma excelente alternativa de renda para pequenas glebas de terra de propriedade familiar, destacando-se a possibilidade de utilização de mão de obra própria, implementação em pequenos espaços e diversificação de produtos com agro industrialização do leite em produtos lácteos que agregam valor como, por exemplo, produção de queijos, doce de leite, iogurtes, dentre outros.

Biografía del autor/a

Guilherme Labiak, Universidade Estadual do Centro-Oeste – UNICENTRO

Especialista em Contabilidade Gerencial e Rural. Universidade Estadual do Centro-Oeste – UNICENTRO.  

Telma Regina Stroparo, Universidade, Estadual do Centro-Oeste – UNICENTRO

Doutoranda pela UEPG, Mestre em Desenvolvimento Regional. Atua como Professora na Universidade, Estadual do Centro-Oeste – UNICENTRO. 

Publicado

2023-08-28

Cómo citar

Labiak, G., & Stroparo, T. R. (2023). ANÁLISE DE CUSTOS E RENTABILIDADE DA ATIVIDADE LEITEIRA EM UMA PROPRIEDADE FAMILIAR. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(7), 1657–1673. https://doi.org/10.51891/rease.v9i7.10767