EDUCAÇÃO POPULAR EM SAÚDE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA ACADÊMICA NA SALA DE ESPERA
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v1i2.10732Palabras clave:
Educação em saúde, integralidade em saúde, promoção da saúde, prevenção de doenças.Resumen
A Estratégia de Saúde da Família atua no cuidado amplo e integral dos usuários através de ações das equipes de saúde da família, que, ao trabalhar com a perspectiva de educação em saúde, pode desenvolver atividades de Educação Popular em Saúde (EPS) objetivando a promoção da saúde junto aos usuários, que se tornam corresponsáveis do seu processo de cuidado. Essas atividades realizadas na sala de espera da Unidade de Saúde da Família (USF) são importantes, pois os usuários, enquanto aguardam atendimento, podem se expressar e compartilhar suas vivências. Neste sentido, o presente artigo objetiva relatar a experiência de acadêmicos de medicina ao realizar atividade de EPS em sala de espera de uma USF. Trata-se de um estudo descritivo de abordagem qualitativa do tipo relato de experiência, elaborado após realização de atividade de EPS na sala de espera com diferentes assuntos dentro do tema “Bem-estar e Saúde”. Muitas foram os questionamentos dos usuários, dentre eles: complicações da hipertensão arterial e do diabetes mellitus; autoexame da mama; alterações nas mamas e na próstata sugestivas de câncer; método de proteção contra infecções sexualmente transmissíveis. Ademais, barreiras como falta de tempo ou de condições financeiras foram relatas quando o assunto foi a importância da atividade física para manutenção da saúde e do bem-estar. As atividades em sala de espera potencializam conhecimentos de educação e promoção em saúde e promovem um cuidado humanizado com atenção às necessidades dos usuários. Portanto, é de extrema importância que atividades como essas sejam realizadas a fim de educar e conscientizar a população. Essa atividade proporcionou às acadêmicas de medicina a solidificação dos conteúdos ensinados na faculdade, bem como a compreensão da relevância da educação em saúde no cuidado integral e da importância das trocas de saberes com os usuários.
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