DESAFIOS DA EDUCAÇÃO NO SÉCULO XXI: CRISE GLOBAL DO APRENDIZADO, EXCLUSÃO ESCOLAR E OBSOLESCÊNCIA DIANTE DA EVOLUÇÃO TECNOLÓGICA

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i7.10654

Palabras clave:

Educação do Século XXI. Desafios Educacionais. Estratégias de Qualidade. Formação de Professores. Tecnologias na Educação. Governança Educacional. Políticas Públicas. Desenvolvimento Socioeconômico. Bem-Estar Social.

Resumen

Este artigo explora a tríade de desafios contemporâneos da educação, nomeadamente a crise global do aprendizado, a exclusão escolar e a obsolescência diante da evolução tecnológica, bem como os elementos coadjuvantes que agravam as desigualdades sociais e travam o desenvolvimento socioeconômico dos territórios. Analisa estratégias eficazes para elevar a qualidade educacional, como a formação e valorização de professores, a equidade, currículos adaptados e tecnologias inovadoras. Destaca a importância da preparação para o futuro, com ênfase na aprendizagem ao longo da vida, habilidades digitais e resolução de problemas. Discute a necessidade de investir na formação e na carreira docente, bem como nos profissionais técnico-administrativos que atuam no segmento, na infraestrutura escolar e nas parcerias setoriais. Avalia experiências de países bem-sucedidos. Aborda a governação estratégica, transparência, eficácia e eficiência, e combate à corrupção, como pilares para alcançar um progresso socioeconômico perene.

Biografía del autor/a

Eduardo Moreira Dias, Universidade do Estado do Rio de Janeiro- UERJ

Executivo de Gestão e Desenvolvimento de Negócios. Especialista em Gestão Empresarial - Universidade do Estado do Rio de Janeiro/UERJ. Especialista em Marketing. Especialista em Gestão Educacional. Especialista em Políticas Públicas. ORCID: 0000-0003-3696-0815.

Publicado

2023-08-16

Cómo citar

Dias, E. M. (2023). DESAFIOS DA EDUCAÇÃO NO SÉCULO XXI: CRISE GLOBAL DO APRENDIZADO, EXCLUSÃO ESCOLAR E OBSOLESCÊNCIA DIANTE DA EVOLUÇÃO TECNOLÓGICA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(7), 995–1020. https://doi.org/10.51891/rease.v9i7.10654