IMPULSIONANDO A EDUCAÇÃO: COMO A TECNOLOGIA BENEFICIA OS ALUNOS DO 1º ANO DO ENSINO MÉDIO NA E.E. OSVALDO NASCIMENTO EM CARAUARI

Autores/as

  • Gabriel Rodrigues de Medeiros Universidade do Estado do Amazonas- UEA
  • Walter Pereira Martins Filho Universidade do Estado do Amazonas- UEA
  • Jennifer Azevedo da Cruz Universidade do Estado do Amazonas- UEA
  • Darlan Rodrigues Campelo Universidade do Estado do Amazonas- UEA
  • Railson da Silva Campelo Universidade do Estado do Amazonas- UEA
  • Stefani Feitoza Monteiro Universidade do Estado do Amazonas- UEA

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i7.10625

Palabras clave:

Benefício. Tecnologia. Educação.

Resumen

No mundo em constante evolução, a tecnologia desempenha um papel crucial em várias áreas, facilitando e otimizando o estilo de vida do século XXI. A sociedade tornou-se dependente desses facilitadores, não apenas por tornar as vidas mais confortáveis, mas também por possibilitar a evolução da raça humana em termos sociais, intelectuais e informativos.Dentre os setores em que a tecnologia está inserida, destaca-se a educação. A educação é um pilar importante para a sociedade, pois constrói indivíduos capazes de solucionar problemas em diversos âmbitos. Nesse contexto, a tecnologia se tornou uma ferramenta essencial para os educadores modernos, capacitando-os a promover uma aprendizagem mais envolvente e significativa para os alunos do século XXI.No entanto, ensinar hoje em dia é um desafio, pois o professor não é mais o detentor exclusivo do conhecimento como era décadas atrás. Os docentes atuam agora como orientadores e conselheiros, mas lidar com os alunos de hoje, que são nativos digitais, não é tarefa fácil. O mundo evoluiu para um ambiente tecnológico em constante atualização, e os professores precisam acompanhar essas mudanças para se conectarem efetivamente com os alunos.A inclusão da tecnologia, como softwares educacionais e práticas de ensino baseadas em jogos eletrônicos, diversificou o ensino e criou oportunidades para uma aprendizagem mais dinâmica, engajadora e eficiente. Essas abordagens motivam os alunos a buscar conhecimento e desenvolver habilidades importantes, como digitação e pensamento crítico. Portanto, é necessário explorar os benefícios trazidos pela inclusão da tecnologia na educação, a fim de otimizar o processo de ensino-aprendizagem e preparar profissionais altamente capacitados para o mercado de trabalho.Com base nessa perspectiva, o autor do texto teve como objetivo determinar se a tecnologia está sendo utilizada como aliada no processo de ensino-aprendizagem em uma escola de ensino médio durante o período de seu estágio supervisionado II. O foco da pesquisa foi nas turmas do 1º ano, e foram utilizados métodos como gamificação e tecnologia de realidade virtual. O autor buscou medir os resultados por meio das notas dos alunos no início do estágio e após a aplicação de sua regência, utilizando essas abordagens tecnológicas. O estudo pretendia avaliar se a tecnologia era de fato aproveitada como uma ferramenta eficaz no ensino-aprendizagem, visando melhorar a experiência dos alunos e promover um ambiente de aprendizado mais estimulante. Ao investigar o impacto da gamificação e da tecnologia de realidade virtual, o autor esperava contribuir para o aprimoramento contínuo da educação, adaptando-a às necessidades e expectativas dos alunos da era digital.

Dentre os setores em que a tecnologia está inserida, destaca-se a educação. A educação é um pilar importante para a sociedade, pois constrói indivíduos capazes de solucionar problemas em diversos âmbitos. Nesse contexto, a tecnologia se tornou uma ferramenta essencial para os educadores modernos, capacitando-os a promover uma aprendizagem mais envolvente e significativa para os alunos do século XXI.

No entanto, ensinar hoje em dia é um desafio, pois o professor não é mais o detentor exclusivo do conhecimento como era décadas atrás. Os docentes atuam agora como orientadores e conselheiros, mas lidar com os alunos de hoje, que são nativos digitais, não é tarefa fácil. O mundo evoluiu para um ambiente tecnológico em constante atualização, e os professores precisam acompanhar essas mudanças para se conectarem efetivamente com os alunos.

A inclusão da tecnologia, como softwares educacionais e práticas de ensino baseadas em jogos eletrônicos, diversificou o ensino e criou oportunidades para uma aprendizagem mais dinâmica, engajadora e eficiente. Essas abordagens motivam os alunos a buscar conhecimento e desenvolver habilidades importantes, como digitação e pensamento crítico. Portanto, é necessário explorar os benefícios trazidos pela inclusão da tecnologia na educação, a fim de otimizar o processo de ensino-aprendizagem e preparar profissionais altamente capacitados para o mercado de trabalho.

Com base nessa perspectiva, o autor do texto teve como objetivo determinar se a tecnologia está sendo utilizada como aliada no processo de ensino-aprendizagem em uma escola de ensino médio durante o período de seu estágio supervisionado II. O foco da pesquisa foi nas turmas do 1º ano, e foram utilizados métodos como gamificação e tecnologia de realidade virtual. O autor buscou medir os resultados por meio das notas dos alunos no início do estágio e após a aplicação de sua regência, utilizando essas abordagens tecnológicas.

O estudo pretendia avaliar se a tecnologia era de fato aproveitada como uma ferramenta eficaz no ensino-aprendizagem, visando melhorar a experiência dos alunos e promover um ambiente de aprendizado mais estimulante. Ao investigar o impacto da gamificação e da tecnologia de realidade virtual, o autor esperava contribuir para o aprimoramento contínuo da educação, adaptando-a às necessidades e expectativas dos alunos da era digital.

Biografía del autor/a

Gabriel Rodrigues de Medeiros, Universidade do Estado do Amazonas- UEA

Graduando em Licenciatura em Computação – UEA. 

Walter Pereira Martins Filho, Universidade do Estado do Amazonas- UEA

Mestre em Administração na American University System - Universidade Americana - Asunción - Paraguai (2011). Pós-graduado em Tecnologias Educacionais para a Docência em Educação Profissional e Tecnológica UEA - (2020). MBA Gestão da Docência do Ensino Superior UNICEL Faculdade Literatus, (2012). Gestão de Tecnologia da Informação Fundação Getúlio Vargas (2006). Graduado em Administração Habilitação em Marketing, CENTRO Universitário do Norte Uninorte, (2003). https://lattes.cnpq.br/7601657059100636.

Jennifer Azevedo da Cruz, Universidade do Estado do Amazonas- UEA

Graduando em Licenciatura em Computação – UEA. 

Darlan Rodrigues Campelo, Universidade do Estado do Amazonas- UEA

Graduando em Licenciatura em Computação – UEA. 

Railson da Silva Campelo, Universidade do Estado do Amazonas- UEA

Graduando em Licenciatura em Computação – UEA.

Stefani Feitoza Monteiro, Universidade do Estado do Amazonas- UEA

Graduando em Licenciatura em Computação – UEA. 

Publicado

2023-08-10

Cómo citar

Medeiros, G. R. de, Martins Filho, W. P., Cruz, J. A. da, Campelo, D. R., Campelo, R. da S., & Monteiro, S. F. (2023). IMPULSIONANDO A EDUCAÇÃO: COMO A TECNOLOGIA BENEFICIA OS ALUNOS DO 1º ANO DO ENSINO MÉDIO NA E.E. OSVALDO NASCIMENTO EM CARAUARI. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(7), 557–565. https://doi.org/10.51891/rease.v9i7.10625