IMPULSIONANDO A EDUCAÇÃO: COMO A TECNOLOGIA BENEFICIA OS ALUNOS DO 1º ANO DO ENSINO MÉDIO NA E.E. OSVALDO NASCIMENTO EM CARAUARI
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v9i7.10625Palabras clave:
Benefício. Tecnologia. Educação.Resumen
No mundo em constante evolução, a tecnologia desempenha um papel crucial em várias áreas, facilitando e otimizando o estilo de vida do século XXI. A sociedade tornou-se dependente desses facilitadores, não apenas por tornar as vidas mais confortáveis, mas também por possibilitar a evolução da raça humana em termos sociais, intelectuais e informativos.Dentre os setores em que a tecnologia está inserida, destaca-se a educação. A educação é um pilar importante para a sociedade, pois constrói indivíduos capazes de solucionar problemas em diversos âmbitos. Nesse contexto, a tecnologia se tornou uma ferramenta essencial para os educadores modernos, capacitando-os a promover uma aprendizagem mais envolvente e significativa para os alunos do século XXI.No entanto, ensinar hoje em dia é um desafio, pois o professor não é mais o detentor exclusivo do conhecimento como era décadas atrás. Os docentes atuam agora como orientadores e conselheiros, mas lidar com os alunos de hoje, que são nativos digitais, não é tarefa fácil. O mundo evoluiu para um ambiente tecnológico em constante atualização, e os professores precisam acompanhar essas mudanças para se conectarem efetivamente com os alunos.A inclusão da tecnologia, como softwares educacionais e práticas de ensino baseadas em jogos eletrônicos, diversificou o ensino e criou oportunidades para uma aprendizagem mais dinâmica, engajadora e eficiente. Essas abordagens motivam os alunos a buscar conhecimento e desenvolver habilidades importantes, como digitação e pensamento crítico. Portanto, é necessário explorar os benefícios trazidos pela inclusão da tecnologia na educação, a fim de otimizar o processo de ensino-aprendizagem e preparar profissionais altamente capacitados para o mercado de trabalho.Com base nessa perspectiva, o autor do texto teve como objetivo determinar se a tecnologia está sendo utilizada como aliada no processo de ensino-aprendizagem em uma escola de ensino médio durante o período de seu estágio supervisionado II. O foco da pesquisa foi nas turmas do 1º ano, e foram utilizados métodos como gamificação e tecnologia de realidade virtual. O autor buscou medir os resultados por meio das notas dos alunos no início do estágio e após a aplicação de sua regência, utilizando essas abordagens tecnológicas. O estudo pretendia avaliar se a tecnologia era de fato aproveitada como uma ferramenta eficaz no ensino-aprendizagem, visando melhorar a experiência dos alunos e promover um ambiente de aprendizado mais estimulante. Ao investigar o impacto da gamificação e da tecnologia de realidade virtual, o autor esperava contribuir para o aprimoramento contínuo da educação, adaptando-a às necessidades e expectativas dos alunos da era digital.
Dentre os setores em que a tecnologia está inserida, destaca-se a educação. A educação é um pilar importante para a sociedade, pois constrói indivíduos capazes de solucionar problemas em diversos âmbitos. Nesse contexto, a tecnologia se tornou uma ferramenta essencial para os educadores modernos, capacitando-os a promover uma aprendizagem mais envolvente e significativa para os alunos do século XXI.
No entanto, ensinar hoje em dia é um desafio, pois o professor não é mais o detentor exclusivo do conhecimento como era décadas atrás. Os docentes atuam agora como orientadores e conselheiros, mas lidar com os alunos de hoje, que são nativos digitais, não é tarefa fácil. O mundo evoluiu para um ambiente tecnológico em constante atualização, e os professores precisam acompanhar essas mudanças para se conectarem efetivamente com os alunos.
A inclusão da tecnologia, como softwares educacionais e práticas de ensino baseadas em jogos eletrônicos, diversificou o ensino e criou oportunidades para uma aprendizagem mais dinâmica, engajadora e eficiente. Essas abordagens motivam os alunos a buscar conhecimento e desenvolver habilidades importantes, como digitação e pensamento crítico. Portanto, é necessário explorar os benefícios trazidos pela inclusão da tecnologia na educação, a fim de otimizar o processo de ensino-aprendizagem e preparar profissionais altamente capacitados para o mercado de trabalho.
Com base nessa perspectiva, o autor do texto teve como objetivo determinar se a tecnologia está sendo utilizada como aliada no processo de ensino-aprendizagem em uma escola de ensino médio durante o período de seu estágio supervisionado II. O foco da pesquisa foi nas turmas do 1º ano, e foram utilizados métodos como gamificação e tecnologia de realidade virtual. O autor buscou medir os resultados por meio das notas dos alunos no início do estágio e após a aplicação de sua regência, utilizando essas abordagens tecnológicas.
O estudo pretendia avaliar se a tecnologia era de fato aproveitada como uma ferramenta eficaz no ensino-aprendizagem, visando melhorar a experiência dos alunos e promover um ambiente de aprendizado mais estimulante. Ao investigar o impacto da gamificação e da tecnologia de realidade virtual, o autor esperava contribuir para o aprimoramento contínuo da educação, adaptando-a às necessidades e expectativas dos alunos da era digital.
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