A EDUCAÇÃO EM ANGOLA NO CONTEXTO DA PÓS-MODERNIDADE

Autores/as

  • Raúl Diogo Jovoli Emídio Veni Creator Christian University
  • Maria Pricila Miranda dos Santos Veni Creator Christian University

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i7.10608

Palabras clave:

Pós-Modernismo. Tendências Pedagógicas e Reforma Educativa.

Resumen

A educação em Angola tem sido um desafio para a sua afirmação a luz do que a pós-modernidade exige. A sua história exerce uma grande influência no contexto atual, sendo que os ensaios que se tem feito para o seu alinhamento com o que o momento exige, está a impor grandes esforços daqueles que têm a responsabilidade de adequar o nosso sistema de Ensino e Educação aos demais sistemas que estão em patamares mais ajustados ao pós-modernismo. De qualquer forma a globalização, na qual estamos todos mergulhados, força os sistemas de educação a se desfazerem do tradicionalismo e optarem por modelos ajustados ao contexto sem desvituarem a essência educacional para o progresso cultural, social, econômico, ético, deontológico, tecnológico, etc, das sociedades. Neste trabalho, o objetivo é espelhar os avanços bem como os desafios educativos que Angola tem estado a experimentar ao longo da sua história educativa, na base do levantamento dos modelos educativos. Para tal foi realizada uma resenha histórica e apresento aquilo que tem sido a opção para que o ensino angolano seja o que é hoje. Foram selecionados neste trabalho materiais bibliográficos bem direcionados como obras, diários, artigos científicos, Decretos, manuais e da legislação vigente.

Biografía del autor/a

Raúl Diogo Jovoli Emídio, Veni Creator Christian University

Mestrando em Ciências de Educação pela Veni Creator Christian University–Orlando, EUA, Mestrando em Teologia pelo Seminário Teológico da Convenção Baptista de Angola, Atua como professor de Geografia e Geologia no Complexo Escolar Baptista da Paz em Luanda-Angola.

Maria Pricila Miranda dos Santos, Veni Creator Christian University

Doutora e mestre em geografia pela UFPE. Atua como professora no IFPE, UFPE, ESUDA e Veni Creator Christian University. Trabalha com as linhas de pesquisas relacionadas às comunidades quilombolas e o estudo do negro em geral e com tecnologias da educação. Autora do livro Conflitos identitários e territoriais da comunicação quilombola Onze Negras - Cabo de Santo Agostinho.

 

Publicado

2023-05-25

Cómo citar

Emídio, R. D. J., & Santos, M. P. M. dos. (2023). A EDUCAÇÃO EM ANGOLA NO CONTEXTO DA PÓS-MODERNIDADE. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(7), 1556–1585. https://doi.org/10.51891/rease.v9i7.10608