A INTELIGÊNCIA EMOCIONAL NO CONTEXTO ESCOLAR: REFLEXÕES NECESSÁRIAS

Autores/as

  • Cintia Pereira
  • Diogenes José Gusmão Coutinho

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i7.10598

Palabras clave:

Inteligência Emocional. Emoções. Contexto Escolar. Relações Interpessoais.

Resumen

Este estudo teve por objetivo desenvolver uma reflexão acerca da temática da inteligência emocional, dado o contexto escolar. Para sua consolidação realizou-se um levantamento bibliográfico, que caracterizou o estudo como descritivo e qualitativo. O estudo revelou a importância da temática na área da Educação, tendo em vista que a capacidade da autoconsciência de nossas emoções e do coletivo, ao saber administrá-las, é uma forma de agir dos professores na escola, estabelecendo relacionamentos saudáveis com os alunos. Portanto, é indispensável na educação estudos que se concentram em conteúdos cognitivos. Deste modo, o presente visa contribuir para fomentar futuras pesquisas que serão necessárias para aprofundamentos e, que poderá proporcionar debates acerca de práticas no cenário educativo, visto que a temática da inteligência emocional na área da Educação é recente.

Publicado

2023-08-03

Cómo citar

Pereira, C., & Coutinho, D. J. G. (2023). A INTELIGÊNCIA EMOCIONAL NO CONTEXTO ESCOLAR: REFLEXÕES NECESSÁRIAS . Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(7), 305–312. https://doi.org/10.51891/rease.v9i7.10598