PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO BRASIL: SISTEMÁTICA REVISÃO (2008-2018)
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v9i7.10597Palabras clave:
Educação. Inclusão. Práticas Pedagógicas.Resumen
Este estudo teve por objetivo realizar uma revisão sistemática na área da Educação sobre práticas pedagógicas na inclusão escolar, no período de 2008 a 2018. Este estudo classifica-se como exploratório e descritivo, que se utiliza de aspectos qualitativos. A busca na base de dados da Scielo e na Biblioteca Virtual em Saúde - Psicologia (BVS-PSI) possibilitou a seleção de 18 artigos que compuseram o Portfólio Bibliográfico do presente estudo. As contribuições dos artigos em relação às práticas pedagógicas inclusivas indicam a presença, ainda, de obstáculos para a garantia da inclusão escolar, sobretudo pelas dificuldades de infraestrutura e formação apropriada dos docentes para atuarem na área. Não obstante, também se observou que as práticas pedagógicas efetivamente desenvolvidas na sala de aula possuem uma presença marcante da pedagogia tradicional.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Categorías
Licencia
Atribuição CC BY