PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO BRASIL: SISTEMÁTICA REVISÃO (2008-2018)

Autores/as

  • Cintia Pereira
  • Diogenes José Gusmão Coutinho

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i7.10597

Palabras clave:

Educação. Inclusão. Práticas Pedagógicas.

Resumen

Este estudo teve por objetivo realizar uma revisão sistemática na área da Educação sobre práticas pedagógicas na inclusão escolar, no período de 2008 a 2018. Este estudo classifica-se como exploratório e descritivo, que se utiliza de aspectos qualitativos. A busca na base de dados da Scielo e na Biblioteca Virtual em Saúde - Psicologia (BVS-PSI) possibilitou a seleção de 18 artigos que compuseram o Portfólio Bibliográfico do presente estudo. As contribuições dos artigos em relação às práticas pedagógicas inclusivas indicam a presença, ainda, de obstáculos para a garantia da inclusão escolar, sobretudo pelas dificuldades de infraestrutura e formação apropriada dos docentes para atuarem na área. Não obstante, também se observou que as práticas pedagógicas efetivamente desenvolvidas na sala de aula possuem uma presença marcante da pedagogia tradicional.

Biografía del autor/a

Cintia Pereira

Autora.

Diogenes José Gusmão Coutinho

Coautor.

Publicado

2023-08-03

Cómo citar

Pereira, C., & Coutinho, D. J. G. (2023). PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO BRASIL: SISTEMÁTICA REVISÃO (2008-2018). Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(7), 236–245. https://doi.org/10.51891/rease.v9i7.10597