O ENSINO EM TEMPOS DE PANDEMIA: A TRANSIÇÃO DO ENSINO PRESENCIAL PARA O REMOTO

Autores/as

  • Eliomar Bezerra de Aguiar Instituto Federal de Educação, Ciência e, Tecnologia do Ceará – IFCE
  • Antonio José Albuquerque de Araújo Filho Instituto Federal de Educação, Ciência e,Tecnologia do Ceará – IFCE

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i7.10570

Palabras clave:

Ensino remoto. Distanciamento social. Rendimento escolar.

Resumen

A paralização ocorrida em 2020 por conta da chegada ao Brasil do SARS-CoV-2, vírus que causa a doença COVID-19, pegou a sociedade brasileira de surpresa com lockdown, isolamento social e fechamento de estabelecimentos não essenciais como escolas, creches e universidades. Dessa forma, compreendendo que a pandemia trouxe consequências para a educação, este trabalho visa entender como ocorreu o ensino de física no período de pandemia bem como discutir os problemas enfrentados pelos educados e alunos durante o ensino remoto. A presente pesquisa se constitui tanta qualitativa por tratar os dados coletados de modo a interpretar os acontecimentos e como quantitativa por lidar com a informação de forma simplificada através de abordagem gráfica e numérica dos causos.  A pesquisa foi realizada com professores do ensino médio da rede pública de educação de Tianguá, São Benedito, Carnaubal e Frecheirinha que lecionaram durante o distanciamento social. Por meio do preenchimento de um questionário elaborado no google forms e enviado por meio do whatsapp de cada participante. Durante o ensino remoto foram enfrentadas dificuldades relacionadas à infraestrutura disponível, adaptação didática com a necessidade dos docentes de se atualizarem com novas práticas e formas de atender as demandas dos alunos e de conciliação do trabalho com o contesto vivido no período por parte dos professores e problemas de acesso as aulas por possuir um dispositivo compatível com o recurso utilizado ou wi-fi para participar das atividades por parte dos estudantes. A pandemia forçou educação básica a se reinventar e agregar tecnologias e formas modernas de ensinar para atender as necessidades dos alunos para o momento. Nesse processo percebeu-se que mesmo com todo o empenho da classe docente o rendimento escolar dos estudantes foi comprometido e que as experiências vivenciadas neste período servirão para diversificar os métodos de ensino no pós-pandemia.

Biografía del autor/a

Eliomar Bezerra de Aguiar, Instituto Federal de Educação, Ciência e, Tecnologia do Ceará – IFCE

Licenciado Em Física, Instituto Federal de Educação, Ciência E, Tecnologia do Ceará – IFCE.

Antonio José Albuquerque de Araújo Filho, Instituto Federal de Educação, Ciência e,Tecnologia do Ceará – IFCE

Mestre em Educação, Instituto Federal de Educação, Ciência E,Tecnologia do Ceará – IFCE.

Publicado

2023-07-31

Cómo citar

Aguiar, E. B. de, & Araújo Filho, A. J. A. de. (2023). O ENSINO EM TEMPOS DE PANDEMIA: A TRANSIÇÃO DO ENSINO PRESENCIAL PARA O REMOTO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(7), 50–70. https://doi.org/10.51891/rease.v9i7.10570