O ENSINO EM TEMPOS DE PANDEMIA: A TRANSIÇÃO DO ENSINO PRESENCIAL PARA O REMOTO
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v9i7.10570Palabras clave:
Ensino remoto. Distanciamento social. Rendimento escolar.Resumen
A paralização ocorrida em 2020 por conta da chegada ao Brasil do SARS-CoV-2, vírus que causa a doença COVID-19, pegou a sociedade brasileira de surpresa com lockdown, isolamento social e fechamento de estabelecimentos não essenciais como escolas, creches e universidades. Dessa forma, compreendendo que a pandemia trouxe consequências para a educação, este trabalho visa entender como ocorreu o ensino de física no período de pandemia bem como discutir os problemas enfrentados pelos educados e alunos durante o ensino remoto. A presente pesquisa se constitui tanta qualitativa por tratar os dados coletados de modo a interpretar os acontecimentos e como quantitativa por lidar com a informação de forma simplificada através de abordagem gráfica e numérica dos causos. A pesquisa foi realizada com professores do ensino médio da rede pública de educação de Tianguá, São Benedito, Carnaubal e Frecheirinha que lecionaram durante o distanciamento social. Por meio do preenchimento de um questionário elaborado no google forms e enviado por meio do whatsapp de cada participante. Durante o ensino remoto foram enfrentadas dificuldades relacionadas à infraestrutura disponível, adaptação didática com a necessidade dos docentes de se atualizarem com novas práticas e formas de atender as demandas dos alunos e de conciliação do trabalho com o contesto vivido no período por parte dos professores e problemas de acesso as aulas por possuir um dispositivo compatível com o recurso utilizado ou wi-fi para participar das atividades por parte dos estudantes. A pandemia forçou educação básica a se reinventar e agregar tecnologias e formas modernas de ensinar para atender as necessidades dos alunos para o momento. Nesse processo percebeu-se que mesmo com todo o empenho da classe docente o rendimento escolar dos estudantes foi comprometido e que as experiências vivenciadas neste período servirão para diversificar os métodos de ensino no pós-pandemia.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Categorías
Licencia
Atribuição CC BY