ANSIEDADE E AGRESSIVIDADE EM ADOLESCENTES DURANTE A PANDEMIA COVID-19

Autores/as

  • Bruna Kunrath Centro Universitário FAG
  • Kamilla Oliveira Centro Universitário FAG
  • Claudia Barbosa Centro Universitário FAG
  • Rafael Corrêa Fundação Getúlio Vargas

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i9.10558

Palabras clave:

Ansiedad, Agresividad, Adolescencia, Covid-19

Resumen

Introdução: Os sintomas de ansiedade e agressividade vêm tomando uma maior proporção mundial, recebendo cada vez mais atenção no que diz respeito a saúde mental de adolescentes. Objetivo: Investigar os níveis de ansiedade e agressividade de adolescentes durante a pandemia Covid-19. Método: O estudo se caracteriza como um estudo de levantamento. A coleta de dados foi realizada através de questionários aplicados em 60 adolescentes. A análise dos dados foi realizada através de estatística descritiva. Resultados: As meninas apresentaram maior prevalência de sintomas ansiosos no colégio Cívico Militar, enquanto os meninos demonstraram maior prevalência nos sintomas de ansiedade e agressividade no colégio Estadual. Pode-se verificar que os níveis de hostilidade são considerados altos em ambas as instituições, mas destaca-se o fator raiva, predominante nas meninas, enquanto a agressão física foi predominante nos meninos. Conclusão: Os adolescentes demonstraram níveis elevados de ansiedade e agressividade durante o período da pandemia Covid-19, sendo assim, destaca-se a importância do desenvolvimento de estudos e ações voltados a saúde mental dos adolescentes.

Biografía del autor/a

Bruna Kunrath, Centro Universitário FAG

Graduação em Psicologia, Centro Universitário FAG, Cascavel, Paraná.

Kamilla Oliveira, Centro Universitário FAG

Graduação em Psicologia, Centro Universitário FAG, Cascavel, Paraná.

Claudia Barbosa, Centro Universitário FAG

ós-doutoranda e professora na Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste). Doutora em Psicologia, Universidade São Francisco, Cascavel, Paraná.

 

Rafael Corrêa, Fundação Getúlio Vargas

Pós-doutorando e professor visitante na Fundação Getúlio Vargas (FGV). Doutor em Saúde Pública na Universidade de São Paulo e Educação para a Saúde na Universidade de Lisboa.

Publicado

2023-10-13

Cómo citar

Kunrath, B., Oliveira, K., Barbosa, C., & Corrêa, R. (2023). ANSIEDADE E AGRESSIVIDADE EM ADOLESCENTES DURANTE A PANDEMIA COVID-19. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(9), 1913–1921. https://doi.org/10.51891/rease.v9i9.10558