PSICOLOGIA E PRIMEIRA INFÂNCIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE A INTERVENÇÃO PRECOCE NO AUTISMO

Autores/as

  • Tamires da Silva Rodrigues Escola de Saúde Pública do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v1i1.10549

Palabras clave:

TEA, psicologia, estimulação precoce, primeira infância.

Resumen

O transtorno do espectro autista (TEA) é um distúrbio do neurodesenvolvimento de início na infância. Caracterizado por dificuldades na comunicação, interação, reciprocidade socioemocional, estereotipias e padrão de interesses restritos. Os primeiros sinais de TEA podem ser notados na primeira infância e quanto mais cedo se inicia o tratamento, maiores são os benefícios para a criança. O objetivo deste trabalho é relatar a experiência de intervenção precoce realizada por profissional psicólogo, com crianças de 0 a 6 anos, com suspeita ou diagnóstico de TEA. Trata-se de pesquisa descritiva, do tipo relato de experiência. Percebeu-se que as maiores dificuldades das crianças eram não fazer contato visual, atraso na fala, movimentos repetitivos com as mãos, baixo interesse em brincar com outras crianças e alterações motoras. Conclui-se que após aplicação da terapia de estimulação precoce houve melhoras dos sintomas presentes no TEA.

Publicado

2023-08-01

Cómo citar

Rodrigues, T. da S. (2023). PSICOLOGIA E PRIMEIRA INFÂNCIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE A INTERVENÇÃO PRECOCE NO AUTISMO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 1(1), 574–581. https://doi.org/10.51891/rease.v1i1.10549