IMPRESSÕES SOBRE O MODELO TÉCNICO QUE PRIORIZA O VALOR DE ENSINAR E AS METAS EM MATÉRIA DE EDUCAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v7i4.1054Resumen
Constituído de um sistema complexo, o homem é uma máquina, com código genético único e com história pessoal de reforço e variável ambiental, cujo comportamento pode ser expresso em leis. Do mesmo modo, para existir uma sociedade estável, e nesse contexto eficiente, produtiva e competitiva, torna-se necessário uma avaliação mais aprofundada do comportamento humano no sentido de melhor gerir o homem (máquina) frente ao ambiente. Diante do contexto, surge então a escola behaviorista (fundamentada nas proposições teóricas da psicologia comportamental), que também influenciada pela decomposição do processo de trabalho, (a escola, sob a forma de funcionamento da fábrica), defende a tese de não ser possível a educação do homem. Um método de ensino que representa para a sociedade um meio de manter-se estável e para o indivíduo uma vantagem, uma vez que, torna-o muito mais produtivo e competitivo para o mercado. Contudo, para ocorrer um entendimento satisfatório acerca do método tecnicista de ensino é necessário que se compreenda inicialmente às três concepções de mundo e de homem, a saber: a cosmocêntrica, a teocêntrica e a antropocêntrica. Em epítome, a vida humana pode ser analisada em termos de atividades. Assim, se a educação tem como fim preparar o sujeito para a vida, este necessitará, portanto, ter desenvolvidas competências, habilidades, hábitos, atitudes e conhecimentos imprescindíveis para serem concebidas as atividades que a sociedade/mercado de trabalho tem solicitado
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Categorías
Licencia
Atribuição CC BY