IMPRESSÕES SOBRE O MODELO TÉCNICO QUE PRIORIZA O VALOR DE ENSINAR E AS METAS EM MATÉRIA DE EDUCAÇÃO

Autores/as

  • Vagner Neves Dias Universidad Interamericana - PY

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v7i4.1054

Resumen

Constituído de um sistema complexo, o homem é uma máquina, com código genético único e com história pessoal de reforço e variável ambiental, cujo comportamento pode ser expresso em leis. Do mesmo modo, para existir uma sociedade estável, e nesse contexto eficiente, produtiva e competitiva, torna-se necessário uma avaliação mais aprofundada do comportamento humano no sentido de melhor gerir o homem (máquina) frente ao ambiente. Diante do contexto, surge então a escola behaviorista (fundamentada nas proposições teóricas da psicologia comportamental), que também influenciada pela decomposição do processo de trabalho, (a escola, sob a forma de funcionamento da fábrica), defende a tese de não ser possível a educação do homem. Um método de ensino que representa para a sociedade um meio de manter-se estável e para o indivíduo uma vantagem, uma vez que,  torna-o muito mais produtivo e competitivo para o mercado.  Contudo, para ocorrer um entendimento satisfatório acerca do método tecnicista de ensino é necessário que se compreenda inicialmente às três concepções de mundo e de homem, a saber: a cosmocêntrica, a teocêntrica e a antropocêntrica.  Em epítome, a vida humana pode ser analisada em termos de atividades. Assim, se a educação tem como fim preparar o sujeito para a vida, este necessitará, portanto, ter desenvolvidas competências, habilidades, hábitos, atitudes e conhecimentos imprescindíveis para serem concebidas as atividades que a sociedade/mercado de trabalho tem solicitado

Biografía del autor/a

Vagner Neves Dias, Universidad Interamericana - PY

Doutor em Ciências da Educação pela Universidad Interamericana - PY (2020). Mestre em Ciências da Educação pela Universidad Interamericana - PY (2018). Licenciado em Química pela Universidade Metropolitana de Santos (2017). Especialista em Metodologia de Ensino de Física e Química pela Faculdade Venda Nova do Imigrante (2015).Licenciado em Matemática através do Programa Especial de Formação de Docente pela Universidade Metropolitana de Santos (2012). Especialista em Educação Matemática com Novas Tecnologias pela Faculdade de Tecnologia e Ciências (2009). Graduado em Ciência da Computação pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (2007). Atualmente é professor de Matemática nas séries finais do Ensino Fundamental da Unidade Escolar Municipal Conveniada Gilberto Viana (Prefeitura de Itambé - Bahia), e professor de Ciências e Matemática nas séries finais do Ensino Fundamental da Escola Municipal Naomar Soares de Alcântara (Prefeitura de Itororó - Bahia).

Publicado

2021-05-10

Cómo citar

Dias, V. N. . (2021). IMPRESSÕES SOBRE O MODELO TÉCNICO QUE PRIORIZA O VALOR DE ENSINAR E AS METAS EM MATÉRIA DE EDUCAÇÃO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 7(4), 974–981. https://doi.org/10.51891/rease.v7i4.1054