AUTISMO: INCLUSÃO DA CRIANÇA AUTISTA NA SALA DE AULA

Autores/as

  • Artemes Cristina Pires Lamar Instituto de educación Foco de la Docencia
  • Magda de Almeida Florentino Instituto PHOENIX
  • Celma Cynara de Figueiredo Centro Universitário Cândido Rondon
  • Milena Muciaru de Oliveira Gonçalves de Paula Universidade Federal de Mato Grosso- UFMT

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i7.10484

Resumen

Este artigo pretende discutir as deficiências no processo ensino/aprendizagem escolar do aluno autista e sugerir algumas orientações para que o regente ou professor auxiliar possa trabalhar com essa criança especial. Partindo do pressuposto de que o professor pouco ou nada sabe sobre Autismo ou Transtorno do Espectro Autista e o impacto que essa anomalia causa no processo de ensino-aprendizagem em suas diversas características.

Biografía del autor/a

Artemes Cristina Pires Lamar, Instituto de educación Foco de la Docencia

Licenciada en Pedagogía. Instituto de educación Foco de la Docencia. CMEI Joana Mont`Serrat. Cuiabá.MT. 

Magda de Almeida Florentino, Instituto PHOENIX

Licenciada em Pedagogia com Especialidade em Supervisão Escolar pela Universidade de Cuiabá (UNIC) - Ano: 1992. Especialista em Psicopedagogia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ouro Fino/ MG - Ano: 1995. Licenciada em Formação Pedagógica para Formadores de Educação Profissional (UNISUL) - Ano: 2007. Doutorado em Psicanálise pela ( FATEB e Instituto PHOENIX) em Orlando, Florida - United States - Ano: 2022. 

Celma Cynara de Figueiredo, Centro Universitário Cândido Rondon

Licenciada em Pedagogia pela Faculdades Integradas Mato-Grossenses de Ciências Sociais e Humanas - Ano: 2008. Especialista em Educação Infantil e Alfabetização pelo Instituto Cuiabano de Educação (ICE)- Ano: 2010. Licenciada em Bacharel em Enfermagem pelo Centro Universitário Cândido Rondon - Ano: 2013.

Milena Muciaru de Oliveira Gonçalves de Paula, Universidade Federal de Mato Grosso- UFMT

Graduada em Engenharia Florestal pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) – Ano: 2002. Pós - Graduada em Especialização Latu Sensu em Agricultura Familiar Camponesa e Educação do Campo pela Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) – Ano 2009. Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) – Ano: 2019.

Publicado

2023-08-03

Cómo citar

Lamar, A. C. P., Florentino, M. de A., Figueiredo, C. C. de, & Paula, M. M. de O. G. de. (2023). AUTISMO: INCLUSÃO DA CRIANÇA AUTISTA NA SALA DE AULA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(7), 313–321. https://doi.org/10.51891/rease.v9i7.10484