ESTÁGIO DOCENTE SUPERVISIONADO EM TEMPOS DE ENSINO REMOTO EMERGENCIAL: POSSIBILIDADES E ADVERSIDADES
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v9i6.10424Palabras clave:
Covid 19. Estágio Supervisionado. Formação docente.Resumen
A realização do Estágio Curricular Supervisionado nos cursos superiores foi marcada pelo modelo de Ensino Remoto Emergencial no ano de 2020, em decorrência da pandemia da Covid-19. Diante desse novo cenário, faz-se necessário pesquisar visando compreender os impactos ocasionados por essas mudanças que afetaram os sistemas educacionais, especialmente visando analisar a execução e a contribuição do Estágio Curricular Supervisionado realizado no modelo de Ensino Remoto Emergencial para formação docente. Nesse sentido, a presente pesquisa constituiu-se como um estudo de caso com o objetivo de analisar as possibilidades e adversidades vivenciadas pelos alunos de Estágio Supervisionado do Curso de Licenciatura em Química de uma Instituição de Ensino Superior Brasileira, durante o período pandêmico. Para atingir as finalidades propostas, seguiu-se uma abordagem qualitativa, caracterizando-se como um estudo descritivo e exploratório. Como ferramentas de coleta e análise dos dados, utilizou-se da aplicação de questionários e, para análise dos dados, foi utilizada a análise de conteúdo descrita por Bardin (2011). O Estágio Supervisionado se desenvolveu em meio a diversos desafios, apresentando possibilidades e momentos enriquecedores de aprendizado profissional. Verificou-se que possibilitou principalmente a aquisição de experiência profissional nesse formato de ensino e aprimorar as habilidades dos estagiários no uso das Tecnologias da Informação e Comunicação como estratégias de trabalho como futuros professores. Identificaram-se também algumas adversidades vivenciadas pelos estagiários, como o acesso às escolas-campo e a falta de contato de sala de aula. Verificou-se que o suporte teórico da disciplina foi muito importante para ajudar os estagiários a superar essas adversidades.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Categorías
Licencia
Atribuição CC BY