ESTÁGIO DOCENTE SUPERVISIONADO EM TEMPOS DE ENSINO REMOTO EMERGENCIAL: POSSIBILIDADES E ADVERSIDADES

Autores/as

  • Antonio Marcos Dias Moreira Instituto Federal de Educação
  • Danielma dos Santos Moreira Instituto Federal do Maranhão
  • Jose Weliton Aguiar Dutra Instituto Federal do Maranhão
  • Alvaro Itauna Schalcher Pereira Instituto Federal do Maranhão
  • Isaque Pinho dos Santos Instituto Federal do Maranhão
  • Elizonildo Ferreira dos Reis Universidade Federal do Piauí
  • Suamid Ferreira Milen Instituto Federal do Maranhão
  • Irapuan Lira Feitosa Filho Instituto Federal do Maranhão

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i6.10424

Palabras clave:

Covid 19. Estágio Supervisionado. Formação docente.

Resumen

A realização do Estágio Curricular Supervisionado nos cursos superiores foi marcada pelo modelo de Ensino Remoto Emergencial no ano de 2020, em decorrência da pandemia da Covid-19. Diante desse novo cenário, faz-se necessário pesquisar visando compreender os impactos ocasionados por essas mudanças que afetaram os sistemas educacionais, especialmente visando analisar a execução e a contribuição do Estágio Curricular Supervisionado realizado no modelo de Ensino Remoto Emergencial para formação docente. Nesse sentido, a presente pesquisa constituiu-se como um estudo de caso com o objetivo de analisar as possibilidades e adversidades vivenciadas pelos alunos de Estágio Supervisionado do Curso de Licenciatura em Química de uma Instituição de Ensino Superior Brasileira, durante o período pandêmico. Para atingir as finalidades propostas, seguiu-se uma abordagem qualitativa, caracterizando-se como um estudo descritivo e exploratório. Como ferramentas de coleta e análise dos dados, utilizou-se da aplicação de questionários e, para análise dos dados, foi utilizada a análise de conteúdo descrita por Bardin (2011). O Estágio Supervisionado se desenvolveu em meio a diversos desafios, apresentando possibilidades e momentos enriquecedores de aprendizado profissional. Verificou-se que possibilitou principalmente a aquisição de experiência profissional nesse formato de ensino e aprimorar as habilidades dos estagiários no uso das Tecnologias da Informação e Comunicação como estratégias de trabalho como futuros professores. Identificaram-se também algumas adversidades vivenciadas pelos estagiários, como o acesso às escolas-campo e a falta de contato de sala de aula. Verificou-se que o suporte teórico da disciplina foi muito importante para ajudar os estagiários a superar essas adversidades.

Biografía del autor/a

Antonio Marcos Dias Moreira, Instituto Federal de Educação

Graduação em Licenciatura em Química pelo Instituto Federal do Maranhão (IFMA).

 

Danielma dos Santos Moreira, Instituto Federal do Maranhão

Graduação em Licenciatura em Química pelo Instituto Federal do Maranhão (IFMA).

 

Jose Weliton Aguiar Dutra, Instituto Federal do Maranhão

Graduação em Licenciatura em Química pelo Instituto Federal do Maranhão (IFMA), Mestrando em Química pelo Programa de Pós-graduação em Química da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). 

Alvaro Itauna Schalcher Pereira, Instituto Federal do Maranhão

Doutorado em Engenharia e Ciência de Alimentos pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT) do Instituto Federal do Maranhão (IFMA). 

Isaque Pinho dos Santos, Instituto Federal do Maranhão

Especialização em Ensino de Ciências e Matemática pelo Instituto Federal do Maranhão (IFMA), Especialização em Ciências da Natureza, suas Tecnologias e o Mundo do trabalho pela Universidade Federal do Piauí (UFPI), Professor do Centro Universitário Planalto do Distrito Federal (UNIPLAN). 

Elizonildo Ferreira dos Reis, Universidade Federal do Piauí

Especialização em Ciências da Natureza, suas Tecnologias e o Mundo do trabalho pela Universidade Federal do Piauí (UFPI), Professor da Educação Básica da Rede Estadual de Ensino do Maranhão.

Suamid Ferreira Milen, Instituto Federal do Maranhão

Graduação em Licenciatura em Artes Visuais pelo Instituto Federal do Maranhão (IFMA).

 

Irapuan Lira Feitosa Filho, Instituto Federal do Maranhão

Mestrado em Astronomia pelo Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da Universidade de São Paulo, Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT) do Instituto Federal do Maranhão (IFMA).

 

Publicado

2023-07-18

Cómo citar

Moreira, A. M. D., Moreira, D. dos S., Dutra, J. W. A., Pereira, A. I. S., Santos, I. P. dos, Reis, E. F. dos, … Feitosa Filho, I. L. (2023). ESTÁGIO DOCENTE SUPERVISIONADO EM TEMPOS DE ENSINO REMOTO EMERGENCIAL: POSSIBILIDADES E ADVERSIDADES . Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(6), 2697–2723. https://doi.org/10.51891/rease.v9i6.10424