BULLYING NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores/as

  • Andreia Ribeiro da Costa Faculdades Integradas de Várzea Grande  - FIAVEC
  • Catiane Souza Araújo Faculdade UNINA
  • Elizangela Gonçalves Faculdade do Instituto Panamericano – FACIPAN
  • Maria Eligia Guia de Arruda Faculdades Integradas de Cuiabá – FIC
  • Renata Carvalho da Silva Fernandes Faculdade Cuiabana de Educação e Letras – FACEL
  • Silviane Márcia Curado Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i5.10305

Palabras clave:

Bullying. Educação infantil. Violência. Comportamento.

Resumen

Este artigo apresenta um tema que é, sem dúvida, um dos temas mais discutidos no mundo atual, despertando cada vez mais interesse em diversas ciências e na vida social. Em meio a discussões, o que é natural, muitas opiniões, ideias, propostas, estudos, publicações, etc. Este trabalho trata do fenômeno conhecido como bullying, expressão  inglesa utilizada para expressar agressões repetidas nas atitudes de uma ou mais pessoas com o objetivo de causar dor, humilhação, sofrimento e dor a outra. Para tanto, é apresentado um estudo sobre o  bullying no ambiente escolar, investigando a presença dessa violência na educação infantil, além disso, são destacadas as condições em que ocorre o bullying e é feito um esforço para compreender o bullying por profissionais da educação. Portanto, acrescenta-se que  professores,  escolas,  famílias e  sociedade devem estar atentos às atitudes,  expressões e comportamentos que compõem o aluno como um sujeito sócio-histórico-social que busca a percepção como aliada no trato com o comportamento inconsistente das crianças.

Biografía del autor/a

Andreia Ribeiro da Costa, Faculdades Integradas de Várzea Grande  - FIAVEC

Graduada em Pedagogia: Habilitação em Magistério dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e em Supervisão Escolar pelo Centro Universitário – UNIRONDON, Especialista em Educação Infantil e Alfabetização pelas Faculdades Integradas de Várzea Grande  - FIAVEC.

Catiane Souza Araújo, Faculdade UNINA

Graduada em Pedagogia pela Universidade de Cuiabá – UNIC, Especialista em Educação à Distância com Ênfase na Formação de Tutores pela Faculdade UNINA.

Elizangela Gonçalves, Faculdade do Instituto Panamericano – FACIPAN

Graduada em Pedagogia pela Universidade Norte do Paraná – UNOPAR, Graduada em Artes pela Faculdade Life - FacLife, Especialista em Educação Inclusiva – LIBRAS pela Faculdade do Instituto Panamericano – FACIPAN.

Maria Eligia Guia de Arruda, Faculdades Integradas de Cuiabá – FIC

Graduada em Pedagogia pela Universidade Norte do Paraná – UNOPAR, Especialista em Educação Infantil com Ênfase em Educação Especial pelas Faculdades Integradas de Cuiabá – FIC.

Renata Carvalho da Silva Fernandes, Faculdade Cuiabana de Educação e Letras – FACEL

Graduada em Pedagogia pela Universidade de Cuiabá – UNIC, Especialista em Psicopedagogia promovido pela Faculdade Cuiabana de Educação e Letras – FACEL.

Silviane Márcia Curado, Universidade de São Paulo

Graduada em Pedagogia pelo Centro Universitário Várzea Grande  - UNIVAG, Especialista em Eudcação Infantil pela UNICID – Universidade de São Paulo.

 

Publicado

2023-06-19

Cómo citar

Costa, A. R. da, Araújo, C. S., Gonçalves, E., Arruda, M. E. G. de, Fernandes, R. C. da S., & Curado, S. M. (2023). BULLYING NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(5), 4435–4443. https://doi.org/10.51891/rease.v9i5.10305