O JORNAL E A LITERATURA INFANTOJUVENIL MATERIAL PEDAGÓGICO: ORIENTAÇÕES DIDÁTICO-METODOLÓGICAS
DOI:
https://doi.org/10.51891/1025Resumen
O presente Livro - Projeto Interdisciplinar “ o Jornal e a Literatura Infanto-juvenil” é um Material Pedagógico com Orientações Didático-Metodológicas, que surge da necessidade de perceber que o costume da leitura de jornais em sala de aula enriquece a capacidade de entendimento dos alunos, principalmente no acréscimo e ampliação do vocabulário e compreensão de textos, melhora a qualidade das intervenções verbais, alarga as informações do educando sobre o mundo e também sobre a comunidade onde vive, contribuindo assim, no processo de ensino e aprendizagem.
Esta obra - Projeto Interdisciplinar sobre o Jornal e a Literatura Infanto-juvenil, possui temas educacionais relacionados ao contexto da amazônico Amapaense, mais precisamente na Escola Bosque do Amapá – Módulo Regional do Bailique, situada na foz do Rio Amazonas do Arquipélago do Bailique.
Trata-se de uma escola que se propõe a contextualizar os conteúdos trazidos pelo cotidiano dos alunos como saberes, representações, imaginários, conhecimento e poder inerentes às práticas socioculturais e educativas. Esse contexto dá significado ao conteúdo e deve basear-se na vida social, nos fatos do cotidiano e na convivência do aluno na escola, na família e na comunidade.
A Escola Bosque atende alunos filhos de pescadores, agricultores, ribeirinhos, extrativistas, construtores navais. O contexto que vivem se caracteriza por uma realidade rica em saberes que envolvem a arte, a religiosidade, os costumes e os valores na cultura amazônica que estão no centro do debate sobre a formação e a prática interdisciplinar.
Coerente com o que preconiza a LDB nº 9.394/1996, esse Material Pedagógico dar ênfase na organização do currículo buscando superar as disciplinas estanques. Pretende-se a integração e articulação dos conhecimentos em um processo permanente de interdisciplinaridade e contextualização.
A interdisciplinaridade utiliza conhecimentos de várias disciplinas para a compreensão de uma situação problema. É uma integração de saberes. Em um texto de geografia, por exemplo, além do conhecimento específico da matéria, o aluno pode aprender gramática, ciências, história, elaborar problemas relativos ao texto e muito mais.
Assim, o aluno através de sua história de vida, o seu modo de ser, a forma como convive permite o relato de experiência de vida trazida de casa ou da comunidade, esses alunos começam desde muito cedo a ajudar suas famílias através de atividades como pesca, agricultura, trabalho na roça, produções de barcos, etc.
Na Cultura do Bailique predomina a motivação de origem rural é aquela na qual se expressam as manifestações decorrentes de um imaginário unificador refletido nos mitos, na expressão artística propriamente dita e na visualidade que caracteriza suas produções de caráter amazônico.
Por fim, o autor partilha nesse trabalho reflexões, experiências docentes e a vivência com pesquisa e extensão na amazônica amapaense onde predomina o imaginário das populações tradicionais, que estão presente na identidade e na cultura cabocla como produto da acumulação de saberes e experiências sociais e a criatividade dos seus habitantes.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Licencia
Atribuição CC BY