LITERATURA INFANTIL E SUA CONTRIBUIÇÃO NO DESENVOLVIMENTO COGNITIVO SOCIOEMOCIONAL

Autores/as

  • Patrícia Mitereski da Silva Mariano FAVENI

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i9.10225

Palabras clave:

Literatura Infantil. Desenvolvimento infantil. Cognitivo. Socioemocional.

Resumen

Esta pesquisa de cunho bibliográfico procurou aclarar sobre a literatura infantil e sua contribuição no desenvolvimento cognitivo e socioemocional. A mesma abordou sobre o surgimento e as implicações trazidas junto ao processo de desenvolvimento do contexto histórico da literatura para o público infantil. Bem como, mostrou que esse processo foi lento e de difícil acesso ao público geral e popular, sendo por muito tempo, reservado somente ás classes sociais privilegiadas. A mudança ocorreu devido as demandas sociais e educacionais da sociedade. Aclarou ainda sobre a importância da escola e do professor na promoção e incentivo à literatura, desde o início da vida acadêmica da criança. Este trabalho também abordou os principais aspectos na abordagem e metodologias pedagógicas que o professor, peça essencial nesse processo, pode utilizar em sua prática pedagógica, assim, como os mais diversos e modernos recursos pedagógicos disponíveis.

Biografía del autor/a

Patrícia Mitereski da Silva Mariano, FAVENI

Pedagogia.

Publicado

2023-10-30

Cómo citar

Mariano, P. M. da S. (2023). LITERATURA INFANTIL E SUA CONTRIBUIÇÃO NO DESENVOLVIMENTO COGNITIVO SOCIOEMOCIONAL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(9), 4850–4865. https://doi.org/10.51891/rease.v9i9.10225